Conhecimento

Átomo tudo que você precisa saber sobre sua história

Uma vez que homens curiosos tentavam explicar a natureza da matéria e como ela existe, precisamos citar os primeiros filósofos. Portanto falar sobre o átomo, é preciso entender os filósofos gregos Empédocles, Aristóteles, Leucipo e Demócrito.

Filósofo EmpédoclesAristótelesLeucipo e Demócrito

Filosofo Empédocles – Segundo Empédocles pensava tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, água e ar. Surgiu ai a teoria dos quatro elementos.

Filósofo Aristóteles – Por volta de 350 a.C., outro filósofo grego muito conhecido foi Aristóteles. Retomou a ideia e acrescentou que cada um destes elementos tinha um devido lugar e procurava permanecer nele ou encontra-lo.

Filósofos Leucipo e Demócrito – O Primeiro conceito de Átomo foi descoberta por Leucipo e Demócrito. Estes atomista apresentaram uma teoria cosmológica que o universo estava constituído por inacabável números de partículas, os átomos.

Ele pensaram se nós começarmos a dividir uma pedra ou rocha, chegara um momento que não poderá mais ser divisível. Sendo assim o nome da palavra Átomo que vem do grego ( A= não / tomo = divisão) Átomo = não divisível

Cientistas do átomo

Vamos falar agora dos primeiros cientistas que descobriram o átomo e que contribuíram para o conhecimento até os dias atuais.

Modelo de átomo de Dalton

Contudo foi só em 1803 quando o químico Inglês John Dalton retomou a ideias dos filósofos. Após vários experimentos, então propôs o modelo conhecido como bola de bilhar.

Portanto para Dalton o Átomo era uma partícula solida e indivisível e partindo deste principio ele propôs os seguintes estudos.

  • – Todo elemento é composto por partículas extremamente pequenas e chamados de átomo
  • – Todos os átomos de um dado elemento são idêntico, porém os átomos de um elemento são diferente dos átomos de todos os outros elementos”
  • – Os átomos de um elemento não podem ser modificado em átomos de outro elemento por meio de reação químicas
  • – Átomos não podem ser modificados ou destruídos sem uma reação química; na natureza nada perde, nada se creia, tudo se transforma.

Em resumo os compostos são formados quando átomos de mais de um elementos se combinam. Um dado composto sempre tem o mesmo números relativos e os mesmo tipos de átomos .

Modelo de átomo de Thomson

De acordo com o modelo atômico de Thomson foi o primeiro a realizar divisibilidade do átomo. Assim que ao pesquisar sobre raios caóticos o físico inglês propôs outro modelo. Neste caso o átomo continua neutro, mas divisível, formada por uma parte central positiva com elétrons anexo na estrutura. Este modelo ficou conhecido por modelo pudim de passas.

Como resultado ele demostrou que esses raios poderiam ser interpretados como sendo um feiche de partículas carrega das de energias elétrica negativa. Então em 1887 Thomson sugeriu que os elétrons eram um constituinte universal da matéria.

Portanto ele apresentou as primeiras ideias relativas à estrutura interna dos átomos .
Thomson indicava que os átomos deviam ser constituídos de cargas elétricas positivas e negativas distribuídas uniformemente.

Ele descobriu esta mínima partícula e assim estabeleceu a teoria da natureza elétrica da matéria. Concluiu que os elétrons era constituinte de todos os tipos de matéria. Pois observou que a relação carga massa do elétron era a mesma para qualquer gás empregado em suas experiência. Em 1897 Thomson tornou-se reconhecido como o Pai do Elétron.

Modelo de átomo de Rutherford

Em 1911 o Físico Rutherford colocou uma folha de ouro bastante fina dentro de uma câmara metálica. Seu objetivo era analisar a trajetória de partículas alfas e o obstáculo era pela folha de ouro.

Contudo nesse ensaio Rutherford observou que algumas partículas ficavam totalmente bloqueadas. Enquanto outras partículas que não eram afetadas atravessavam a folha do experimento sofrendo um desvios.

Segundo ele este comportamento pode ser explicado quando o elétron se repulsa entre a partícula. Pelas suas observações afirmou que o átomo era nucleado, ou seja, toda sua massa e sua parte positiva se encontrava em um volume extremamente pequeno e denso.

Que seria o próprio núcleo e ainda que a maior do átomo se constitui de espaço vazio quando os elétrons se movem ao redor do núcleo . Tudo acontece como um minúsculo sistema planetário onde os elétrons se movem em orbitas circulares ao redor do núcleo. O modelo Apresentado por Rutherford foi aperfeiçoado por Bor.

Modelo de átomo de Niel Bor

Em 1913 Niel Bor aluno de Rutherford se utilizou dos poucos conhecimentos na época de física quântica para explicar por que o núcleo não é aniquilado? A teoria do Físico dinamarquês Niel Bor estabeleceu a seguintes concepções atômicas, a quantização de energia atômica. Cada elétron apresenta uma quantidade especifica de carga.

Os elétrons se movem em uma órbita as quais são chamadas estágios estacionários; a absorver energia o elétron solta para órbita mais distante do núcleo. Quando absorve energia, o nível de energia do elétron aumenta saltando para uma camada mais externa. Por outro lado, ela diminui quando o elétron emite energia.

O nível de energia ou camada eletrônica, são os números de determinados elétrons; e são explicados pelas letras k , l , m , n , o , p , e q. A estrutura atômica de Bor também é chamado de modelo atômico de Bor ou Rutherford -Bor.

Modelo atômico atualmente

James Chadwick – Em 1919 Rutherford concluiu que o núcleo é partículas subatômicas positivas; e se deu o nome de próton. E em 1932 o Físico Inglês James Chadwick descobriu a existência do Nêutron que é uma partícula que também existe no interior do núcleo, tem massa e não tem carga.

Portanto é com o entendimento do núcleo e da elétron esfera, que temos a apresentação do modelo atômico mais utilizada nas aquelas de química.

Outras contribuições para entender a composição da matéria envolve a descoberta dos Quarks, que são as unidades básicas dos próton e nêutron e de outras partículas subatômicas como neutrino.

Veja outros de nossos artigos do blog

Rogerio Correa

Recent Posts

O guerreiro Viking é o verdadeiro Papai Noel – história do natal

A história do natal e Papai Noel vem de um bom velhinho que entrega presentes…

10 horas ago

Futebol quem é o melhor? Pelé, Maradona, Messi ou Cristiano Ronaldo

Neste artigo de futebol, vamos ver as trajetórias de cada um destes jogadores. Portanto isto…

3 dias ago

Histórias e imagens de todos os mascotes da copa do mundo

A História e imagens de todos os mascotes da Copa do mundo, esta relacionada com…

5 dias ago

Copa do mundo no Catar a copa que pune estrangeiros com chibatadas e pena severas

vamos conhecer algumas coisas absurdas sobre o país que vai sediar a Copa do Mundo.…

6 dias ago

Como surgiu a copa do mundo? E quais seleções são as campeãs

Como surgiu a copa do mundo e quem são seus criadores? Bem, acredito que muitos…

7 dias ago

O descobrimento do Brasil foi por acaso entenda como aconteceu

Há muito tempo atrás lá no ano de 1.500 um dos países da Europa chamado…

1 semana ago