Conhecimento

Histórias e imagens de todos os mascotes da copa do mundo

A História de todos os mascotes da Copa do mundo esta relacionada com maior torneio de competição de futebol.

Portanto a copa do mundo é a maior competição esportiva que existe atualmente e é organizada pela FIFA. Sendo assim a FIFA a cada quatro anos realiza esta competições em diferentes países. A primeira copa foi em 1930 no Uruguai e não teve mascote.

Então o primeiro mascote só veia a ser apresentado em 1966 na Inglaterra. Portanto todos os mascotes da copa são representado pelos países que vão sediar o evento, ou seja, países que estão sediando a copa.

Mascote da Copa de 1966

O Primeiro o mascote da copa do mundo foi inventada pelo artista plástico Regue em 1966. Isto quando o evento foi sediado na Inglaterra, o país adotou a figura de um leão jogando futebol de nome Willie.

O leão é um símbolo típico do reino unido para reforçar o patriotismo, o bichinho veste uma camisa com a bandeira do país. A copa do mundo foi um dos primeiros eventos esportivos a adotar uma mascote.

Mascote da Copa de 1970

Bem, em 1970 o México apresentou ao público a primeira figura humana para representar o mascotes da copa do mundo, o Juanito maravilha. Este mascote era um garotinho que vestia roupas com as cores do uniforme da seleção mexicana e usava um chapéu sombreiro típico do país. Seu nome diminutivo de Juanito é muito comum nos países de língua espanhola.

Mascote da copa de 1974

Portanto na Alemanha o mascote seguiu o modelo mexicano de usar uma figura humana também. Dessa vez foram escolhidos dois garotos “Tip e Tape”. Sendo assim, estes mascotes são dois garotos felizes que provavelmente representam a paz entre as Alemanhas oriental e ocidental.

Na camisa de um deles na estampa tinha a sigla “WM” iniciais de copa do mundo em alemão, e a do outro o número 74 o ano em que foi realizada a competição. Contudo a dupla passa a mensagem de união e amizade entre as alemanhas.

Mascote da copa de 1978

Portanto na copa da Argentina o mascote escolhido também foi um garotinho, ele usava um uniforme com as cores da seleção argentina. O nome deste mascote é Gauchito, que é uma abreviação do termo “gaúcho”, usado para designar o homem do campo nos países latino americanos.

x

Mascote da copa de1982

Já a Espanha sai deste seguimentos mascotes humanos. Sendo assim ela tem um mascote que representa uma fruta. Este mascote é das obras dos artistas espanhóis Maria Dolores alto e José Martín Pacheco.

Seu nome é Naranjito, de certo a laranja é típica do país e este mascote usava uniforme da seleção espanhola. Seu o nome é o diminutivo masculino de naranjo a palavra espanhola para laranja.

Mascote da Copa de 1986

Portanto em 1986 o México vai sediar a copa pela segunda vez. Sendo assim ao invés de seguiu novamente uma figura humana, ela vai na onda da Espanha. Contudo também no seguimento de alimento, que é uma pimenta, uma comida típica do México

Sendo assim o mascote se chama Pique, e para representar o país veste uniforme vermelho e branco, que junto ao seu corpo verde contribui para formar as cores da bandeira do México. E para complementar o look mexicano, a pimenta usa bigode e veste um sombreiro. Seu nome vem da palavra picantes que em espanhol tem o mesmo significado do português.

Mascote da Copa de 1990

Já o mascote escolhido para representar a Itália na copa de 90 quebrou o padrão usado desde o início da tradição. Portanto ficou mais moderna que suas antecessoras parecendo um boneco feito de lego cuja cabeça era uma bola de futebol pintado com as três cores da bandeira italiana.

Seu nome é Ciao, que é a palavra italiana usada para dar um oi e tchau. Por seu design simples e marcante trata se de uma das mascotes mais econômicas das copas.

Mascote da Copa de 1994

A copa no Estados Unidos, a escolha do mascote da copa é um cachorro. Portanto este mascote representa uma animal que veste roupas com as cores da bandeira norte-americana. Foi escolhido por ser um animal de estimação mais comum no Estados Unidos.

O objetivo era atrair um público maior ao esporte já que não era tão popular no país. Seu nome é Strike e foi desenhado pelos estúdios Warner Brothers. Que significa “artilheiro” em inglês.

Mascote da Copa de 1998

A França tem como o mascote da copa um galo, um de seus mais marcantes símbolos nacionais para representar o torneio. Sendo assim este mascote tem em seu corpo a cor predominantemente em azul, que é a cor do uniforme francês.

Bem, este mascote se chama Footix, uma mistura de Football com Asterisx um famoso personagem de desenho animado francês.

Mascote da Copa de 2002

Contudo a copa do mundo de 200 é a única copa até hoje que foi sediada por dois países, o Japão e a Coreia do Sul. Além de ser inédito a sede ser em dois países, os organizadores inovaram também no mascote. Sendo assim, pela primeira vez foram usados três mascotes.

Portanto a ideia dos três mascotes vem com a intenção de representar a tecnologia das cidades sede do Japão e Coreia do Sul. Os mascotes se chamam Ato, Kaz e Nik e são mascotes alienígenas, nas cores amarelo, roxo e azul. Mais conhecidos como os Spheriks.

Mascote da Copa de 2006

Novamente a Alemanha vai sediar uma copa e ela muda o seu mascote. Na primeira edição dela eram os dois garotos e agora é um leão. Seu nome é Goleo, e sempre esta com sua companheira bola que se chama Pille.

Contudo uma curiosidade deste mascote, ele não é um desenho, ele é um Leão de pelúcia. Seu nome veio da união das palavras ” gol” e “leo” que significa leão em latim. Mas por conta desate mascote não usar calças, desagradou uma boa parcela conservadora da população alemã.

Mascote da Copa de 2010

A Africa do Sul vai sediar a copa de 2010, e seu mascotes da copa do mundo é um leopardo. Portanto este mascote é desenhado pelo artista sul africano Andreas Kloden , seu nome é Zakumi e é um leopardo de cabelos verdes.

Seu nome veio da mistura do termo ” za” que significa África do Sul e ” Kumi” que significa o número 10; isto no idioma originais de seu país ( África).

Mascote da Copa de 2014

Contudo na copa de 2014 no Brasil foi um tatu bola, um animal típico da fauna brasileira ameaçada de extinção. O mascote foi batizado de Fuleco, e foi eleito pela população brasileira.

Portanto segundo a FIFA e seu desenhistas é uma junção das palavras futebol e ecologia. O objetivo da FIFA foi chamar a atenção das gerações mais jovens para o futebol e consciência da importância da copa com a ecologia mundial.

Mascote da Copa de 2018

Bem, a Rússia foi a proxima a sediar a copa de 2018, e seu mascote é um lobo e também ameaçada em extinção. Assim como na edição anterior, este mascote foi escolhido por votação popular.

O mascote é um lobo e se chama Zabivaska, é um animal de uma espécie local da Rússia e seu nome significa ” aquele que marca gol”.

Mascote da Copa de 2022

Por fim, vamos falar do ultimo mascote da copa do mundo. A copa do mundo de 2022 é no Catar e seu mascotes da copa do mundo se chama La’eeb. Este mascote é um lenço de cabeça da cultura árabe.

Contudo La’eeb é um mascote do ‘multi-verso’ e segundo a FIFA ” Ele veio do ‘ mascote-verso’ cheio de energia e está pronto para levar a alegria do futebol a todos”

Veja também outros de nossos artigos

Copa do mundo no Catar a copa que pune estrangeiros com chibatadas e pena severas

Como surgiu a copa do mundo? E quais seleções são as campeãs

Rogerio Correa

Recent Posts

Suco detox de melancia e hortelã emagrecer com saúde

Em primeiro lugar, quando falamos em emagrecer é porque estamos acima do peso certo? Sendo…

14 horas ago

Suco detox de cenoura e maçã emagrecer com saúde

Em primeiro lugar, quando falamos em emagrecer é porque estamos acima do peso certo? Sendo…

2 dias ago

Suco detox de uva roxa com gengibre emagreça com saúde

Suco detox de uva roxa com gengibre

5 dias ago

Suco detox de cenoura e laranja emagrecer com saúde

Suco detox de cenoura e laranja

7 dias ago