Meningite: Sinais que a criança apresenta e quais os sintomas.

A meningite geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente.

Alguns sinais que a criança apresenta e merecem atenção dos pais.

São comuns no Brasil as meningites virais. Na maioria dos casos, o diagnostico sequer é feito, devido ser tratado de um quadro clínico leve. Em relação aos quadros mais graves de meningite, normalmente são causados por bactérias.

Como evitar e tratar

As crianças em idade escolar, são as mais afetadas pela meningite. Para minimizar os riscos de contágio, os pais podem tomar medidas simples, tão simples como lavar as mãos das crianças, não compartilhar talheres e alimentos, manter os brinquedos higienizados, espaços em que brincam limpos, e quando possível, evitar lugares lotados.

Além destas dicas, é importante a criança receber algumas vacinas contra os agentes causadores de meningite, tais como meningococo do tipo C, Haemophilus influenzae do tipo B, pneumococo e tuberculose.

Mesmo tomando todos os cuidados básicos, a meningite pode surgir. Então é importante você estar atento aos sintomas da doença, para manter a criança distante de complicações. Abaixo, listamos alguns sinais que ao serem notados, os responsáveis devem levar a criança ao médico sem demora.

Febre alta e vômito

A febre é um dos principais sintomas da meningite. A temperatura é difícil de ser controlada e tende a estar associado a outros sinais. Visão turva e confusão mental mental também podem acompanhar esse sintoma. A meningite pode trazer a falta de apetite, náuseas, dores abdominais e vômitos. Como febre e vômito estão relacionados a diversos problemas de saúde, o melhor a fazer é procurar um médico.

Dor de cabeça

Dores fortes na região costumam iniciar em crianças com inflamação das meninges. A dor é intensa e se espalha em diversas áreas da cabeça.

Comportamento alterado

Dependendo da idade da criança o diagnóstico fica mais difícil de ser notado. Crianças com menos de 3 anos de idade, sinais como, dor de cabeça, vômito e até rigidez na nuca não costumam aparecer e ou serem notados. Por isso é importante estar alerta com a sonolência do bebê ou irritabilidade intensa, como choro inconsolável ou se recusa a se amamentar.

Manchas na pele

Nem todos os tipos de meningite apresentam esse tipo de sintoma, mas pode aparecer. Quando aparecem as manchas, estão mais relacionadas a bactéria meningococo e podem ser um sinal de uma infecção disseminada pelo corpo. Uma maneira de diferenciar as manchas de alergias ou irritações é passar o dedo na lesão: as causadas pela meningite tendem a não desaparecer quando tocadas.

São apenas alguns sinais que devem ter a atenção dos pais com os pequenos. O ideal é sempre procurar um médico e fazer o diagnóstico de forma correta, através de consultas e exames médicos.

Comentários