Conhecimento

O descobrimento do Brasil foi por acaso entenda como aconteceu

O descobrimento do Brasil foi por acaso! Você sabia? Há muito tempo atrás lá no ano de 1.500, Portugal país da Europa tinha o objetivo de explorar novas terras.

Pois queria conquistar mais territórios, conseguir mais ouro e especiarias. Como cravo, pimenta, canela, noz moscada e também queriam levar mais pessoas para a religião deles que é o Catolicismo Cristão.

Portugal e o reino de Castela da Espanha, estavam se lançando ao mar em busca de novas terras e principalmente na busca de metais preciosos. Trata-se do período das grandes navegações.

A caminho das Índias

Sendo assim no dia 9 de março de 1.500, três embarcações sendo dez Naus e três Caravelas. Partiram de Lisboa cidade de Portugal com cerca de 1.500 homens, seguindo a costa do continente africano em busca de um caminho alternativo para se chegar nas Índias.

A rota para chegar nas índias eram muito importante, pois lá eram encontradas as tais especiarias e mercadorias que tanto queriam e que tinha muito valor.

Naquela época o português que encabeça a travessia e comandava a Expedição chamava-se Pedro Álvares Cabral. A ideia dos Navegantes era contornar a ilha de Cabo Verde ( Africa) e chegar ao destino desejado que ficava a leste de Cabo Verde.

Para entender melhor essa orientação vamos olhar a rosa dos ventos. A rosa dos ventos é um instrumento muito utilizado nas navegações para orientação espacial e nela estão representados os 4 sentidos fundamentais. Os sentidos fundamentais são: Norte, Sul, Leste e Oeste importante dizer que as índias estavam no leste.

Mudança de rota

Mas depois que chegaram na ilha de Cabo Verde na África as embarcações resolveram seguir para o Oeste atravessando o Oceano Atlântico. Como os Navegantes portugueses seguiram para o Oeste após alguns dias avistaram um monte de terra e aí gritaram: Terra Vista!!!

Eles tinham avistado o que atualmente é a cidade de Porto Seguro no estado da Bahia. Como eles viram um monte ( morro alto) e era tempo de Páscoa acabaram chamando aquele monte de Monte Pascoal.

A chegada em terra desconhecida

Até então terra desconhecida para os europeus, assim em 22 de abril de 1.500 a expedição portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil (terra ainda desconhecida). O litoral da Bahia naquela época era ocupado pelos índios Tupinambás e Tupiniquins. Então Portugal fez os descobrimento do Brasil na história.

Já no interior tinham os Aimorés ou seja, aquela Terra já era habitada pelos índios nativos brasileiros. De início os portugueses encontraram um grupo pequeno de indígenas e se surpreenderam pelo fato dos índios andarem nus e com os rostos pintados.

Isto porque diferentemente dos índios, todos os portugueses andavam vestidos com suas roupas compridas escondendo bom a parte do corpo.

Dentre os tripulantes das embarcações estavam o escrivão Pero Vaz de Caminha, o qual relatou ao rei de Portugal por meio de carta sobre o descobrimento das novas terras e a grande diferença cultural entre os povos.

Primeira missa / Ilha ou terra de Vera Cruz

Mas adiante no dia 26 de Abril foi celebrada a primeira missa católica em terra brasileira e realizado por Frei Henrique de Coimbra. Isto porque os portugueses acharam que os índios não possuíam religião então apresentaram um ritual da religião católica.

Contudo é interessante explicar que inicialmente Pedro Álvares Cabral achou que aquela terra encontrada se tratava de uma ilha. Portanto assim passou a chamar de ilha de Vera Cruz posteriormente quando perceberam que se tratava de um continente passou a chamar de terra de Vera Cruz.

Por que o nome Brasil

O descobrimento do Brasil teve por muito tempo a exploração portuguesa pelas nossas terras ( ouro, prata, madeiras e outros). Perceberam que aqui havia muitas árvores de uma espécie chamada pau-brasil.

Como a madeira dessa árvore era muito boa, os portugueses viviam levando troncos e mais troncos de pau-brasil para Portugal. E por conta do nome dessa árvore, é que a nossa terra passou a se chamar Brasil.

Por fim a partir de 2 de Maio de 1.500, a Expedição portuguesa resolveu navegar na direção da Índia, o destino inicial da expedição. Mas o destino daquela terra e daquele povo já tinha sido mudado. Portanto a forte ligação entre Brasil e Portugal foi se tornando mais forte.

Foi no dia do 22 de abril de 1.500 dia da chegada dos portugueses ao território brasileiro. Somente em 1.511 a terra descoberta foi se chamar Brasil. Pelo fato de haver uma grande quantidade de árvores de pau-brasil resolveram por chamar a terra descoberta de Brasil.

Leia também outros em nosso site outros artigos

Rogerio Correa

Recent Posts

Suco detox de melancia e hortelã emagrecer com saúde

Em primeiro lugar, quando falamos em emagrecer é porque estamos acima do peso certo? Sendo…

14 horas ago

Suco detox de cenoura e maçã emagrecer com saúde

Em primeiro lugar, quando falamos em emagrecer é porque estamos acima do peso certo? Sendo…

2 dias ago

Suco detox de uva roxa com gengibre emagreça com saúde

Suco detox de uva roxa com gengibre

5 dias ago

Suco detox de cenoura e laranja emagrecer com saúde

Suco detox de cenoura e laranja

7 dias ago