Porque no Frio Comemos Mais? Como Evitar os Quilos Extras.

Você já percebeu que quando estamos com frio, sentimos mais fome e comemos mais? Naturalmente queremos ficar mais encolhidinhos, mais quietinhos e mais quente possível. Isso acaba contribuindo para as comidinhas e lanches quentes.

Porque Comemos Mais?

Quando a temperatura ambiente cai, nossa temperatura interna também é afetada. O corpo queima mais calorias para combater o resfriamento do organismo, e consequentemente, sentimos mais fome.

Nossa mente nos diz para colocar uma camada extra de roupa e, claro, muitas vezes, pegar uma comida ou bebida bem quentinha e carregada de calorias.

Então, com todas as gostosuras de inverno, acabamos ganhando uns quilinhos extras com aquele caldo verde cheio de bacon e queijo ou aqueles biscoitos de chocolate com chocolate quente.

Mais facilmente do que nunca, comer mais e mais vezes durante o dia vai acabar passando por despercebido e, por isso, podemos as vezes exagerar.

Instinto de Sobrevivência

Portanto, todo esse desejo de comer compulsivamente ao primeiro sinal de clima frio pode estar profundamente enraizado em nossa constituição biológica.

É um impulso de sobrevivência de nossos antepassados, quando nossos corpos teriam tentado armazenar todas as calorias que podiam para nos ajudar a sobreviver em tempos de escassez.

Da mesma forma que os animais selvagens acumulam gordura corporal se preparando para hibernar.

Também explica porque ansiamos tanto por alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura – nossos corpos esperam reservar estoques suficientes para garantir a autopreservação.

Então, seu organismo está apenas tentando manter a sua sobrevivência.

O que Fazer com Este Frio e a Vontade de Comer?

Qual a Solução? Como ficarmos aquecidos nos 10ºC daqueles dias cinzentos? Existe alguma solução para podermos conseguir ficar quentinhos, mas sem a tão indesejada “pochetinha“?

Para se aquecer sem consumir muitas calorias, a dica de nutricionistas e diversos outros especialistas é:

  • Tente beber chás quentes, com adoçantes ou pouco açúcar especificamente chás picantes
  • Sopas à base de caldo com feijão e vegetais e se possível evite a batata (e outros alimentos cheios de carboidratos)
  • O café também funciona,  já que a cafeína aumenta o metabolismo e aquece o corpo de dentro para fora.

Outras Dicas Importantes

Por fim, lembre-se de controlar, ou evitar o máximo a quantidade de açúcar, ou se possível, use adoçante.

Mas, se você não conseguir resistir àquele chocolate quente, de vez em quando, tente utilizar um leite desnatado e um achocolatado leve.

Saia durante o dia e tente pegar um pouco de sol para aumentar seus níveis de vitamina D e serotonina.

Continue a fazer exercícios regularmente – isso vai melhorar seu humor, tirar sua mente de comer e queimar algumas das calorias extras.

Visite nossa página no Facebook e Piterest

Comentários