Como estimular o hábito da leitura em crianças

Crianças podem começar a desenvolver bons hábitos de leitura em casa antes mesmo de aprenderem a ler. Como sabemos, a leitura desenvolve o vocabulário, aumenta a capacidade de atenção e promove um pensamento analítico mais forte.

Crianças de qualquer idade podem apreciar um bom livro e, mesmo que não estejam prontas para reconhecer a palavra escrita, ainda podem melhorar suas habilidades linguísticas ao ouvir livros que são lidos para elas.

 Há várias maneiras de pais e professores ajudarem a fomentar o amor dos filhos pelo aprendizado.

O mais importante a lembrar é que a leitura deve ser uma experiência agradável. Por fim, listaremos alguns passos para facilitar o hábito de leitura em crianças.

1. Faça da leitura um hábito diário.

Desde o dia em que seu pequeno bebê chega em casa, você pode já iniciar a criar um habito de leitor.

Os bebês respondem ao ritmo calmante de uma voz lendo em voz alta, bem como ao serem abraçados em um colo quente.

Se você faz da leitura parte de sua rotina diária, é provável que seu filho cresça ansioso por isso.

2. Leia na frente de seu filho.

Você pode ser um apaixonado por livros, revistas ou histórias em quadrinhos, dê o exemplo e deixe seu filho ver você lendo.

As crianças aprendem com o que observam. Se você gosta de ler, é provável que seu filho capte seu entusiasmo.

3. Crie um espaço de leitura.

Seu espaço de leitura não precisa ser grande ou ter muitas estantes. Pode ser um canto do sofá ou uma cadeira no quarto onde seu filho dorme.

Escolher um local confortável com luz e espaço suficientes para guardar um ou dois livros pode ajudar seu filho a conectar a leitura com aconchego e conforto.

4. Deixe seu filho escolher o que ler.

Portanto, ir à biblioteca ou mesmo na sua estante de livros, pode tornar o momento ainda mais especial quando você dá a seu filho qual livro ele quer explorar.

É mais provável ainda que as crianças queiram ler algo que escolham sozinhas. Se você está preocupado em encontrar o nível de leitura ou tópico certo , dê a seu filho uma seção de livros para escolher.

5. Encontre momentos de leitura na vida cotidiana.

Mas, ler não é apenas sentar-se com um bom livro. Também faz parte da vida diária.

Ao longo do dia, ajude seu filho a ficar de olho nos “momentos de leitura”. Eles podem ser tão simples quanto ler sinais de trânsito, listas de compras ou receitas.

Visite nossa página no Facebook

Comentários