Dia Internacional da Mulher – O que esse dia representa no século XXI

Dia Internacional da Mulher – O que esse dia representa no século XXI? As mulheres conquistaram muitas coisas durante os séculos, mas principalmente a partir do século XX.

Mas afinal, o que há para comemorar e o que pode ser ainda conquistado?

Dia 8 de Março

No dia 8 de março, se comemora o dia da mulher mundialmente. É uma homenagem ao reconhecimento da luta e direitos das mulheres perante a sociedade.

Apesar da data ser comemorativa, está longe do que é o ideal. As mulheres infelizmente sofrem ainda por desigualdade social quando se trata de diversos aspectos, são vários: No trabalho, equiparação de salário, preconceito de gênero, qualificando a mulher como sexo frágil ou inferior, dentre outros.

Conquistas das Mulheres

Para termos uma noção de algumas conquista da mulher, é importante frisar a luta durante os séculos XIX e XX.

Uma dessas primeiras conquistas foi o direito ao trabalho, a partir do século XIX, com a revolução industrial algumas mulheres conquistaram com muita o direito de trabalhar nas fábricas. Mas isso não foi tão conquistador, por que as mulheres chegavam a trabalhar de 14 a 16 horas e com salários bem inferiores aos dos homens, fazendo basicamente as mesmas funções.

Outra conquista importante e que teve um grande avanço no papel da mulher perante a sociedade, foi o direito ao voto, mas só foi possível no século XX.

Após algumas conquistas, as mulheres tiveram também o direito ao ensino superior. De fato, uma enorme vitória para mulher, pois com isso a mulher passou a ser mais independente e a traçar sua jornada de vida de forma libertadora.

O que há para comemorar e o que ainda há para fazer

Essas conquistas foram árduas, mulheres morreram em prol a essa luta. De fato, foram guerreiras e até podemos dizer revolucionárias ao ponto de confrontar um sistema implantado durante muitos séculos, por uma sociedade extremamente machista.

Então, a mulher dos dias atuais devem ser gratas e continuar a lutar por muitos ideais que ainda estão em desigualdade. Como citamos, igualdade salarial e preconceito de gênero.

A mulher ainda infelizmente precisa conquistar o seu espaço na sociedade. Uma das formas que ajudará a eliminar esse pensamento de inferioridade da mulher, é educarmos a próxima geração à respeitar a igualdade como um todo.

Então, comemore sim, o dia internacional da mulher! Você mulher, merece as suas conquistas e essa homenagem, por que foi adquirida com muita luta.

Visite nossa página no Facebook Fato Virtual

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.