Como Preparar Kefir de Leite?

O kefir de leite não é apenas fácil de fazer, é uma bebida deliciosa, rica em probióticos e versátil, que toda a sua família pode apreciar. Se você está apenas explorando como fazer kefir de leite em casa ou ter laticínios cultivados antes, este vídeo e instruções estão aqui para ajudar a tornar mais fácil o cultivo de kefir de leite em casa.

Os Grãos

Possuem a aparência de “grãos” que variam de tamanho, aproximadamente 3 a 7 milímetros e de textura plástica, opaca, ligeiramente transparente que pode ser de coloração branca ou amarelada, assemelhando a uma couve-flor. Não se trata de algo desenvolvido por pesquisas de laboratório; foi por séculos um segredo étnico. Foi estudado por pesquisadores ocidentais no decorrer do século XX. E. desde 1999, vem se popularizando mundialmente com maior intensidade. Atribui-se ao uso diário do kefir a famosa longevidade e saúde dos habitantes das montanhas russas do Cáucaso que são os únicos a alcançarem a idade de até 120 anos gozando de total saúde.

Levedura e as boas bactérias

As bactérias e a composição de levedura dos grãos de kefir de leite tendem a variar; de acordo com sua origem e seu ambiente de cultivo.

Em outras palavras, de onde os grãos vieram; e onde eles estão sendo usados ​​atualmente; podem afetar a composição dos microorganismos existentes nos grãos de kefir de leite.

Composição

A composição dos grãos de kefir pode variar dependendo do local de cultivo e das condições de cultivo.

Isto significa que a comunidade de bactérias de ácido láctico e leveduras pode ser altamente variável em lotes de kefir cultivados em diferentes locais por pessoas diferentes.

A seguir está uma lista de bactérias e leveduras encontradas para compreender os grãos de kefir de diferentes regiões através de dois estudos científicos diferentes. * As cepas listadas podem incluir várias subespécies e variantes:

Lactobacillus acidophilus ,Lactobacillus brevis, Lactobacillus casei, Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus, Lactobacillus delbrueckii subsp. delbrueckii, Lactobacillus delbrueckii subsp. lactis, Lactobacillus helveticus, Lactobacillus ke fi ranofaciens subsp. ke fi ranofaciens, Lactobacillus ke fi ri,Lactobacillus paracasei subsp. paracasei, Lactobacillus plantarum, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus sake, Lactococcus lactis subsp. cremoris, Lactococcus lactis subsp. lactis, Lactococcus lactis, Leuconostoc mesenteroides subsp. cremoris, Leuconostoc mesenteroides subsp. dextranicum, Leuconostoc mesenteroides subsp. mesenteroides, Pseudomonas, Pseudomonas fluorescens, Pseudomonas putida, Streptococcus thermophilus

O QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER LEITE KEFIR

Para começar, primeiro reúna seus suprimentos e escolha uma variedade de leite para usar.

  • Um frasco de vidro
  • Um utensílio de agitação não-metal (importante! o metal mata os probióticos)
  • Uma capa respirável para o frasco, como uma toalha de tecido apertado, musselina de manteiga, toalha de papel ou filtro de café de papel
  • Uma faixa para prender a tampa ao pote como um elástico ou um pote de conservas
  • Um filtro plástico de malha fina  para remover os grãos de kefir do kefir acabado

Ingredientes para fazer leite Kefir

  • 1-2 colheres de chá de grãos de Kefir
  • Leite de vaca ou cabra

INSTRUÇÕES PARA FAZER O LEITE KEFIR

  1. Transfira os grãos de kefir ativos em até 4 xícaras de leite fresco.
  2. Cubra com um filtro ou papel manteiga presa por um elástico ou pote.
  3. Coloque em um local com temperatura ambiente, entre 20° e 29 ° Celsius, para cultura.
  4. Cultive até que o leite esteja ligeiramente engrossado e o aroma seja agradável. Isso geralmente leva 24 horas; Mas pode levar menos tempo; em temperaturas mais quentes. Então fique de olho nos grãos.
  5. Depois que o leite mudar a textura; e a cultura estiver completa; separe os grãos de kefir do kefir acabado .
  6. Coloque os grãos de kefir em um novo lote de leite.
  7. Guarde o kefir acabado na geladeira.

REMOÇÃO DE GRÃOS DE LEITE

Use seus dedos (limpos!)

À medida que seus grãos de kefir de leite crescem em tamanho, você pode escolher remover manualmente os grãos de kefir. Certifique-se de que suas mãos estão bem limpas e bem enxaguadas. Mas não use sabão antibacteriano para evitar contaminar a cultura.

Use um filtro de malha de plástico

Às vezes o kefir do leite pode ser um pouco grosso. Se necessário, você pode usar uma espátula de silicone ou uma colher de plástico (em um movimento circular) para ajudar a trabalhar o kefir através do filtro. O aço inoxidável pode ser usado se necessário; apenas certifique-se de que é de aço inoxidável e não de metal reativo.

Despeje o Kefir em uma tigela rasa

Isso tornará os grãos mais fáceis de ver. Usando uma colher de plástico ou de madeira, retire os grãos. Uma vez que os grãos foram removidos, despeje o kefir acabado em um recipiente.

Descansando seus grãos de kefir de leite

Se você chegar a um ponto em que precisa fazer uma pausa para fazer leite com kefir, há algumas maneiras de colocar seus grãos de kefir em pausa. Isso inclui refrigerá-los para intervalos mais curtos ou secá-los para intervalos mais longos.

Em ambos os casos, é importante que seus grãos tenham sido ativados e cultivando kefir regularmente por 3 a 4 semanas antes de tentar qualquer um desses métodos de descanso.



Compartilhar

Comentários