Existem pessoas que gostam de ter alguns tipos de plantas por perto. As plantas trazem alegria e decoração ao ambiente onde vivemos.
Certamente, algumas precisam de luz direta ou indireta do sol, local aberto e etc.
Alguns de nós já se aventuraram em ter algumas plantinhas que acabaram por não sobreviver às condições não favoráveis.
Por isso, preparamos algumas dicas para você que gosta de plantas; mas não tem tempo ou não tem espaço suficiente para elas.
* Rosa de Pedra (Echeveria)
Esta plantinha em formato de rosa sobrevive muito bem em ambientes fechados. Existem muitos tipos, tamanhos e cores diferentes.
Ela é excelente para decorar mesas de canto e jardins de pedra, pois são resistentes. Também não requerem muita rega; apenas a cada duas semanas.
Essa é uma das principais plantas para quem não tem tempo, e têm pouco espaço disponível.
* Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
As zamioculcas tem aspecto rústico e ornamental, muito bonita e também sobrevive há pouca luz e umidade.
Tem folhas brilhantes e podem ser colocadas no canto da casa, na sala ou no corredor.
Esta não gosta da luz do sol e sobrevive surpreendentemente com pouca água; o que é preferível, já que morre se regada em excesso.
É ideal para quem não tem tempo ou acaba esquecendo de cuidar dela. Não cresce muito, portanto, não é indicada para conviver com crianças, pois é venenosa se ingerida.
* Árvore da Felicidade (Polyscias fruticosa)
Um arbusto que traz significados para orientais, é considerada para eles como uma planta que traz bons fluidos.
Acredita-se até hoje que quem tiver esta planta em casa é cheio de harmonia e paz, trazendo felicidade e boa sorte ao ambiente e aos seus moradores.
Segundo a tradição, para ter sorte e felicidade através desta planta, você precisa ganhar uma, não pode compra-la.
Pode ser cultivada à luz do sol, ou à meia luz. Precisa ser mantido úmido, sem encharcar.
Além disso, necessita de tempo em tempo ser podada. Esta planta requer um pouco mais de espaço; mas ainda assim cabe em locais como um canto da sala ou varanda .
*Begônia (Begonia Elatior)
A begônia é bela e chama muita atenção. Cabe muito bem em vasos pequenos e existem muitas espécies, podendo escolher diversas delas.
Precisa de cuidado e adubagem, além disso, vive bem em local com luz natural. Vive cerca de um ano, e após precisam ser multiplicadas com sementes.
*Orquídea (Pecteilis radiata)
Uma flor linda e que todos gostariam de ter é a Orquídea. Ela tem origem das planícies úmidas do Japão, Coréia e China e tem um ciclo anual.
Crescem as folhas na primavera e no verão, as flores; no outono ela decai, as folhas murcham e raízes tuberosas começam a crescer, gradativamente.
Enquanto no inverno, as raízes finas da planta se decompõem. Ficam apenas os tubérculos que darão novas folhas e flores nas próximas estações.
Pode ser cultivada a luz indireta ou direta do sol. Portanto, precisa de musgo seco e vivo ou misturas próprias para plantas carnívoras. Mas calma, é fácil de achar.
Outra dica é deixar na primavera e verão o vaso úmido. Enquanto no inverno a regagem deve ser menor para não apodrecer os brotos que estão para surgir.
* Samambaia (Nephrolepis exaltata)
Esta é uma samambaia americana. Tem a coloração verde clara, são volumosas e também chamativas.
Esta samambaia é utilizada em vasos suspensos. Ideal o à meia luz, ou luz natural; porém não podem receber luz solar direta.
Suportam bem o clima tropical, porém não gostam de fio intenso e seus vasos devem ser irrigados com frequência, porém sem encharcar demais.
Samambaias são tipos de plantas, que fazem muito sucesso nas decorações dos interiores e são de fácil cultivo.
* Bálsamo (Sedum dendroideum)
O bálsamo é uma planta suculenta. Tem folhas grossas com formato de espátula e um pouco ovalado, com rosetas amarelas na parte de cima do ramo.
Altamente conhecida por sua propriedade medicinal e curativa, cicatrizante e útil até em queimaduras.
Requer pouco de sol, meia-sombra, ou luz indireta; requer regas semanais na primavera e verão e mensalmente no inverno. É excelente para deixar numa janela ou na sacada.
Portanto, esperamos que esses tipos de plantas tragam muita harmonia na sua casa. Leia também o artigo sobre “7 tipos de flores para ter em casa“
Siga-nos no Facebook Fato Virtual