A crise e o fim do feudalismo se dá as grandes mudanças que contribuíram para a queda do sistema feudal, que foram: Os avanços tecnológicos, renascimento comercial, cruzadas, peste negra e a crise da Europa feudal.
Estes são os grandes fatores responsáveis pela crise do sistema feudal no finalzinho da idade média.
Feudalismo avanços Agrícola
Os avanços agrícolas ou seja uma série de novidades no campo da agricultura vai impactar grandemente no sistema feudal.
Entre esses avanços podemos citar as novas tecnologias como por exemplo o arado de ferro que vem para substituir o antigo e arcaico arado de madeira, facilitando assim a produção de alimentos nas terras medievais.
Teremos também a rotação de cultura que começara a ser implementada nas terras medievais dando tempo para a terra descansar e com isso aumentando a produção de alimentos e o fator das tecnologias como as ferramentas.
Logicamente o aumento da produção vai gerar finalmente um grande aumento populacional dentro do continente europeu pois as pessoas vão passar a viver mais e também morrer mais tarde. Isso vai gerar uma consequência que é o êxodo rural com muita gente dentro dos feudos. Vai começar a faltar trabalho e até espaço.
Com a população crescendo no feudo vai começar a faltar trabalho e as pessoas agora seguem para as cidades é implementando aí o seu crescimento. Assim as cidades passam a ser bastante chamativas para este período. Justamente pelo grande número de imigrações para a área urbana vai começara a gerar um novo sistema de comercio.
Feudalismo Renascimento Comercial
O renascimento do Comércio vem com os camponeses que passam agora a ir para cidades trabalhando, principalmente nos ofícios de artesão e também de comerciantes. Inclusive é nesse momento que vão surgir os famosos burgueses .
Estas pessoas passaram por um período na verdade de Independência em relação aos feudos. O feudos passa a ser agora não uma imposição, mas sim uma alternativa frente a vida nas cidades. Aqueles antigos camponeses que nunca poderiam se desligar do feudo agora podem adquirir uma certa Independência e Inclusive a sua independência financeira.
Portanto vai gerar também várias revoltas camponesas entre os trabalhadores do campo o servos que continuam presos à terra feudais, começando assim as revoltas por melhores condições de vida no campo.
As Cruzadas
Outro fator importantíssimo para a crise do sistema feudal são as cruzadas, que no total foram nove cruzadas. E um dos símbolos das Cruzadas são os cavaleiros com suas armaduras e seus cavalos com te o símbolo da Cruz no peito. A cruz de malta representando então a defesa da cristandade contra os muçulmanos nessas chamadas guerras santas .
Dentro dos objetivos principais das Cruzadas está primeiramente o objetivo do clero da igreja católica a reconquista de Jerusalém a cidade sagrada, tanto para os cristãos quanto para judeus e islâmicos. E que neste momento estava dominada pelos muçulmanos e impedindo a entrada de cristãos neste território
Uns dos objetivos da nobreza é justamente conquistar novas terras ao longo do trajeto até o Oriente. Lembrando que a nobreza tem como característica a posse das terras e tendo em vista o grande aumento populacional dificultou muito o seu poderio territorial.
E por final nós temos a maior parte da população as pessoas comuns que viam nas cruzadas apenas a possibilidade de rendição dos pecados e da salvação eterna de alcançar o paraíso.
Ou seja as cruzadas foram expedições militares porque são voltadas para a guerra, tem o caráter bélico mas também religiosas, tendo em vista a organização por parte da própria Igreja Católica.
Em sumo as cruzadas é um confronto cristãos ocidentais liderados pelos catolicismo contra os muçulmanos região do oriente próximo. Uns dos objetivos das cruzadas é ter como conquista e retomada das rotas comerciais. Favorecendo principalmente os burgueses que são aqueles que trabalham com comercio.
Feudalismo Peste Negra
Por final a grande desarticulação do sistema feudal foi a peste negra a peste bubônica, também conhecido como a grande peste. Uma das pandemias em que o assolou a Europa uma doença devastadoras. Que a princípio era transmitido pela pulga dos Ratos.
No entanto a população não tinha conhecimento disso, essas Pulgas e esses ratos se alastravam devido à grande deficiência de higiene principalmente na Europa.
Muito levado a cabo pelas questões religiosas e também por ignorância científica sem entender a encarando muito mais a pandemia como um castigo Divino. Então essa ignorância científica atrasada levou a morte de aproximadamente um terço da população europeia naquele momento em torno de 25 milhões de pessoas.
Leia também outros de nossos artigos