Como construir relacionamentos saudáveis

Então, como podemos eliminar as condições estressantes nos relacionamentos e desenvolver conexões saudáveis?

Algumas pessoas nos deixam loucos. Isto sim é algo realmente difícil. Aceite que estas pessoas são difíceis. Não espere algo fácil delas ou que sejam boas com você. Demonstre respeito por esta pessoa. Por mais que ela pareça não merecer, faça por si mesmo; pensando que você mesmo merece respeito, trate-a bem, como gostaria de ser tratado.

A primeira coisa sobre a ter um relacionamento saudável, é que você aceita pessoas por quem elas são. Todo mundo tem suas crenças, interesses, valores, experiências; assim como você. Ao invés de tentar persuadir seus amigos a todos concordarem com seu ponto de vista, mostre um pouco de curiosidade.

Aprenda com as pessoas diferentes de você

Seja curioso para descobrir por que seus amigos fazem o que fazem e como suas experiências moldam suas perspectivas e suas atitudes. Não tente mudar as pessoas; Aprenda  que as pessoas podem ser diferentes de você; e isto pode ser bom. Aceite as diferenças como algo essencial para suas amizades e relacionamentos. Imagine como seria chato ter todas as pessoas iguais a você, com os mesmos pensamentos como o seu. Nada seria diferente, nada teria de novo e bom. Todos têm o direito de pensar, fazer escolhas, sentir e ser quem elas quiserem ser.

Você somente é responsável por si mesmo

Embora você não possa controlar as ações, valores e crenças de outras pessoas, você pode controlar suas próprias reações às situações adversas. Suas atitudes demonstram aos outros as perspectivas que você desenvolve a partir das experiências. Nos relacionamentos, você está sempre no controle de si mesmo. Você não precisa permitir que outras pessoas controlem o que você faz, no seu ponto de vista, no você acredita, e como você se sente. Relacionamentos saudáveis ​​são construídos através de respeito de ambas as partes. Em vez de procurar falhas nos outros, procure as coisas positivas que elas possuem em si e que agrega em você. Disperse e não guarde as coisas negativas dos outros. Guarde apenas o que for construtivo e bom.

Deixe ir embora os relacionamentos ruins

Há momentos na vida, ou em determinadas pessoas da sua convivência, que consome seu tempo e a sua energia de forma negativa, afetando-se por relacionamentos insatisfatórios, prejudiciais ao seu bem-estar emocional e prejudiciais à sua mente. Se você achar que alguém faz com que você se sinta mal, te consuma de uma forma negativa – seja em qual ambiente for – um relacionamento doentio onde você não consegue desenvolver uma amizade aberta e respectiva; por mais que você tente e queira tentar mudar, você pode precisar deixar esse relacionamento ruim ir embora.

Conforme você passa por diferentes fases em sua vida, você percebe que não importa o que você tente fazer; elas não lhe fornecem um bem estar ou um relacionamento com respeito mútuo e que seja benéfico. Pare imediatamente de perder o tempo que você investe com este tipo de relacionamento destrutivo.  Se uma pessoa lhe causa mal, estresse, raiva, ansiedade ou depressão, ela não merece estar perto de você. E tudo bem por isto. Você merece o melhor e outra pessoa certamente precisará de um bom amigo. Sua energia e tempo  devem ser gastos com pessoas que mereçam que você esteja por perto para ajudar.

Encontre bem-estar físico e mental através de bons relacionamentos

Relacionamentos saudáveis ​​são essencialmente necessários para o nosso bem-estar físico, mental e emocional. O estresse pode ser reduzido quando temos pessoas para confiar e amigos para dar apoio em nossas vidas, em todos os momentos. Essas pessoas podemos encontrar em todos os ambientes por onde passamos. podem ser amigos no trabalho, em atividades voluntárias, em igrejas ou membros da família.

Não é ter inúmeros amigos que importa, mas sim a qualidade das amizades é o que realmente tem valor.

Compartilhar

Comentários