Pesquisar
Close this search box.
tradição

Conheça a tradição viva do Brasil e como ela surgiu

Nos estados que formam as regiões Sul e Sudeste a tradição antiga ainda continua bem viva. Apesar da crescente industrialização, alguns dos antigos costumes ainda se mantêm, principalmente nos municípios do interior.

Primeiramente estas tradições veio por conta da colônia destes países em nosso país. Com a influência dos imigrantes poloneses, alemães, italianos, africanos, japoneses entre outros. Portanto a tradição podem ser: danças, bebidas, comidas, religião e por ai vai.

Sendo assim, aqui neste artigos vamos conhecer a tradição no Brasil que permanece até os dias de hoje. Antes de tudo, você pode aqui no nosso campo de busca ver assuntos relacionados entre outros. Então, não deixe de fazer as pesquisas, pois este site é de assuntos diversos.

A tradição de bombacha e chimarrão

No Rio Grande do Sul, terra dos pampas, vários costumes são valorizados nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) . Homens usando chapéu e calças largas apertadas no tornozelo, as famosas bombachas, participam de danças como a catira, conhecida desde a época do Brasil Colônia, isto pelos espanhóis, italianos e portugueses.

Ela é organizada em duas filas e o ritmo é marcado pelas palmas e batidas dos pés. A chimarrita, por sua vez, é uma variação gaúcha do fandango. E, claro, gaúcho que se preze tem de beber chimarrão, um mate amargo servido quente.

Tradição e costumes pelo Brasil

Na região do Vale do Paraíba interior paulista, é possível acompanhar o Moçambique, uma dança com bastões. No interior do Paraná, a atração é o vanerão, uma dança típica praticada em pares.

Por outro lado, em Santa Catarina, é executada a dança-de-fitas, uma tradição europeia. Do topo de um mastro fincado no chão, saem fitas coloridas. Elas são seguradas por oito ou 12 crianças, que rodam em volta do mastro.

Contudo, na Bahia umas das tradições e costumes e a lavagem do Bonfim. Esta tradição é lavar as escadarias na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, e acontece depois do dia de Reis.

Mistura de sabores

Assim como as culinárias de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam muitas influências de pessoas de outros estados do país. Os cariocas têm pratos como o picadinho de carne com quiabo e o camarão com chuchu.

Contudo os paulistas comem o virado à paulista. Já a maior tradição de São Paulo, a pizza, teve influência estrangeira: trazida pelos imigrantes italianos e acabou adaptada pelos brasileiros.

Além disso, já na Bahia temos o famoso acarajé, que é umas das tradições da culinária baiana, que vem da África Ocidental, isto no Brasil colônia.

Os temperos do Sul

Mas quem não aprecia um belo churrasco? Pois essa tradição culinária, acompanhada muitas vezes pelo arroz-de-carreteiro, veio dos pampas gaúchos, terras ricas em gado. No entanto, no Paraná, o prato típico é o barreado, uma mistura de carnes, preparada em panela de barro e acompanhada de farinha de mandioca e banana.

Enquanto isso, os catarinenses são especialistas em caldeiras de peixe. As sobremesas receberam influencia dos imigrantes alemães, como as famosas tortas de maça.

Referência: Livro Folclore (pg. 36-37).

Conheça outros de nossos artigos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.