As curiosidades do universo são inúmeras, e aqui vamos citar alguma delas. Primeiramente o universo é tudo o que existe, incluindo a matéria, a energia e o espaço-tempo. Ele é vasto e diverso, contendo bilhões de galáxias, cada uma com bilhões de estrelas e planetas.
Sendo assim, a teoria mais aceita sobre a origem do universo é o Big Bang, que ocorreu há cerca de 13,8 bilhões de anos, dando origem a todo o espaço, tempo e matéria. O universo continua a expandir-se desde então, e sua evolução é regida por leis físicas complexas.
A ciência continua a estudar e descobrir mais sobre o universo, e há muitas questões ainda não resolvidas, como a natureza da matéria escura e a possibilidade de vida em outros planetas.
Ah!! Antes de tudo, conheça aqui no nosso site assunto relacionados a este tema e outros. Para isto vá no campo de busca do site e digite a palavra que você quer.
Curiosidades do universo Planeta marte
- O Monte Olimpo, em Marte, é o maior vulcão do Sistema Solar.
- Marte tem um vulcão do tamanho da França
- Ele tem mais de 22.000 m de altura, enquanto a maior montanha da Terra, o Monte Everest tem apenas um terço desse tamanho: 8.800 m. O Monte Olimpo não é só alto – ele tem 100 vezes mais volume que o maior vulcão da Terra.
- Como um vulcão escudo, o Monte Olimpo tem encostas rasas que se acumulam à medida que a lava vai escorrendo lentamente. É por isso que pode cobrir uma área do tamanho da França em um planeta muito menor que a Terra.
- O Monte Olimpo não entra em erupção há mais ou menos 25 milhões de anos e parece estar morto.
Não sabemos muito ainda do universo
- Somando tudo o que conhecemos, podemos explicar apenas um vigésimo da massa total do universo.
- Apenas um vigésimo do universo é feito da matéria normal que vemos em nossos corpos, outros objetos e planetas como a Terra, 95% é desconhecido.
- O restante é feito de energia escura (68%) e matéria escura (27%). Ninguém realmente sabe o que elas são.
- A matéria escura poderia ser muitas anãs marrons ou manchas de matéria densa que não emitem luz. Ou pode ser um tipo de matéria que nunca encontramos.
Curiosidades do Universo do Pulsar
- O pulsar é uma estrela de nêutrons que gira rapidamente, deixada para trás depois da morte de uma estrela com às vezes a massa do Sol.
- O primeiro pulsar recebeu o no nome de “pequenos homens verdes”
- Uma pesquisadora chamada Jocelyn Bell encontrou o primeiro pulsar em 1967. Ela descobriu pulsos de rádio regulares que se repetiam a cada 1,34 segundos. Parecia regular demais para ser natural e, por isso, recebeu o nome de “LGM” (do inglês Little Green Men. ou Pequenos Homens Verdes). Para o caso de ser um sinal de rádio alienígena.
- Ele funciona, mais ou menos, como um farol, emitindo um feixe de radiação toda vez que dá uma volta.
- Alguns pulsares giram mais rapidamente que as lâminas de um processador de alimentos, centenas de vezes por segundo.