Embora os ritmos do brasileiros sejam conhecido como a terra do samba, o Brasil possui muitos outros ritmos musicais. Alguns deles resistem ao tempo e viram uma referência importante para algumas regiões, que se tornam conhecidas por causa desses ritmos.
Inicialmente vamos ver aqui neste artigo os ritmos regionais brasileiros mais conhecido em nosso País e conhecer cada um deles de forma resumida, assim conhecendo os ritmos de cada estados brasileiro.
Antes de tudo, na busca de nosso site você poderá encontrar outros assuntos regionais próximos a este tema como: carnaval, folclore, lendas, teatro, artes e muito mais. Pesquise em nosso campo de busca
Ritmos envolvente – Frevo
Nenhuma dança possui um ritmo tão contagiante quanto o frevo. Nas ruas e nos salões de Pernambuco, principalmente, e especialmente no Carnaval, passistas dão shows em coreografias individuais, improvisadas e rápidas. com roupas coloridas e um acessório especial: uma pequena sombrinha.
Sendo assim muitos dançarinos e dançarinas mirins fazem verdadeiras manobras dançando o frevo. Entre as variações, existem o frevo-abajo, o frevo-coqueiro e o frevo-ventania. Além disso, o frevo é uma dança para todas as idades.
Ritmos de muito gingado – Capoeira
Bem, a capoeira é um jogo de ataque e defesa, praticando em roda e acompanhado de instrumentos musicais. Contudo seus movimentos são leves e gingados e o ritmo é marcado pelo som do berimbau e por cânticos. Era jogada inicialmente pelos escravos negros vindos da Angola, país africano.
Porem, no Brasil, precisou ser disfarçada como dança para enganar os senhores de engenho e as autoridades. Eles achavam que ela era muito violenta e poderia tornar os escravos agressivos com os patrões.
Nesse sentido, nascia assim a capoeira regional baiana, que se tornou também uma destacada atividade esportiva, presente em academias de todo o país.
Baião e Forró
Entre os vários ritmos nordestinos que animam bailes e festas no Nordeste, dois se destacam: o baião e o forró. Nas bandas, sobressaem instrumentos como a sanfona e o triângulo. Portanto são dançados em salões ou locais improvisados, muitas vezes de terra batida.
Além disso, um grande compositor que as pessoas adoravam quando tocava os ritmos de baião e forró era o compositor Luiz Gonzaga. Bem, carinhosamente chamado de Gonzagão, nascido em Pernambuco, Luiz Gonzaga, (1912-1989), tornou-se o “rei do baião”, apesar de ter cantado outros ritmos, entre eles o xote e o xaxado.
Outras danças regionais
Em resumo ritmos no Brasil é que não falta. No estado do Pará e na Ilha de Marajó, uma dança viva e muito movimentada tornou-se tradição: o carimbó. Os participantes ficam frente a frente, dançando e estalando os dedos.
Já o cateretê, também chamado de catira em Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, é dançado apenas por homens, dispostos em duas colunas.
No caiapó, folguedo típico da cidade de Parati, no Rio de Janeiro, o ritmo da dança é marcado por espadas e arco-e-flechas, juntamente com violas e outros instrumentos musicais.
Referência: Livro Folclore (pg. 12-13).