No calendário brasileiro existem várias festas populares. Alegria, tradições culturais, comidas típicas e rituais religiosos fazem parte dessas comemorações que se realizam na maioria das cidades do país.
Portanto vamos conhecer algumas delas e contar para vocês suas origens e tradições. No entanto será apenas algumas festas populares aqui neste artigo.
Mas não deixe de ver aqui nas buscas de nosso site, e fazer pesquisa de outros assuntos relacionados as festas e comemorações regionais de nosso país.
Festas populares – Festas juninas
Bem como, em junho, o Brasil ganha arraias coloridos. Escolas, ruas, praças e clubes são decorados com bandeirinhas, barracas e fogueiras para as festas dedicadas a São João, Santo Antônio e São Pedro.
É hora de dançar quadrilha, participar de jogos e brincadeiras. Muitas são as delícias para saborear: pipoca, pinhão, pé-de-moleque, canjica e paçoca de amendoim.
Contudo os mais corajosos enfrentam o pau-de-sebo, um tronco alto e escorregadio, difícil de subir. Quem quer namorar faz simpatias e pedidos para Santo Antônio, o santo casamenteiro; esta é umas das maiores festas populares do brasil.
Folia de reis
Porém, a Folia de Reis é uma das várias comemorações de caráter religioso que se repetem há séculos em nosso país. Ela é realizada entre a época do Natal e o Dia de Reis, em 6 de janeiro.
Sendo assim este tipo de festa populares acontecem em grupos de cantadores e músicos, percorrem as ruas de pequenas cidades como Parati, no Rio de Janeiro, e Sabará, em Minas Gerais, entoando cânticos bíblicos.
Além disso, estes cantos bíblicos que relembram a viagem dos três Reis Magos que foram a Belém dar boas-vindas ao Menino Jesus.
Festa do divino – festas populares
De origem portuguesa e com características diferenciadas em cada região do Brasil, a Festa do Divino composta de missas, novenas, procissões e shows com fogos de artificio. Em cidades do Maranhão, novemos gigantes divertem as crianças.
Isso enquanto grupos de cantores visitam as casas dos fiéis recolhendo ofertas e donativos para a grande festa de Pentecostes. Em Piracicaba, interior de São Paulo, as comemorações ocorrem em julho, às margens do Rio Piracicaba, reunindo milhares de pessoas.
Devoção – Círio de Nazaré
Em Belém do Pará acontece anualmente em outubro uma grande festa religiosa que chega a reunir cerca de 1 milhão de pessoas: o Círio de Nazaré. A multidão lota as ruas da cidade para acompanhar a procissão, que dura até cinco horas, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
Os romeiros que vão pagar promessas pela cura de doenças, por exemplo, andam descalços e seguram a corda de isolamento que protege a santa.
No final, os participantes vestem roupas novas e se alimentam dos pratos típicos da região, como o pato no tucupi, o tacacá e o arroz com pequi.
Referência: Livro folclore (pg. 14-15).