Dicas de estudo: Se dar bem nas provas e se motivar nos estudos

O que mais é requerido no nosso futuro é uma boa formação acadêmica.

Preparamos algumas dicas de estudo para você, que está na escola quer ir muito bem nas provas ou quer passar no vestibular.

1. Organize horários para estudar

Veja qual horário você se sente com mais disposição e mantenha aquele horário sagrado.

É a constância dos seus estudos que irá fazer seu corpo e sua mente se adaptarem. Você certamente estudará com muito mais ânimo.

Tire de 15  minutos de intervalo a cada 1 hora, assim sua mente irá guardar as informações mais facilmente.

Claro que não existe nenhuma mágica. Você precisa traçar um plano de estudos.

Existem alguns canais no youtube, voltados a todo o material base que caem nas provas de vestibular.

Mas também não estude demais, nem deixe de comer. A alimentação adequada é indispensável, pois irá lhe manter com energia e a concentração necessária.

2. Descanso e Lazer são necessários

Essa é uma das minha dicas de estudo favorita, você e nenhuma outra pessoa é uma máquina.

Se você não descansar, sua mente ficará exausta e ficará desanimada e até um pouco deprimido por não estar cumprindo o seu objetivo da forma como gostaria.

Vida social é totalmente necessária, só não acabe perdendo o foco no cronograma que você elaborou, para você não perder o pique.

3. Faça testes vocacionais

Parece um pouco clichê, mas isso ajuda, e muito. Principalmente quando você tem uma lista de 10 cursos diferentes que gostaria de fazer.

Pense no que gostava de fazer quando criança, pois irá fazer você se lembrar do que realmente gosta de fazer. Existem bons sites com esses questionários.

Depois do resultado, pesquise na internet sobre o curso que você escolheu. Pesquise sobre os pontos positivos e negativos, só para garantir.

4. Não vá na onda de parentes

Quem viverá o seu futuro é você. Não adianta escolher ser dentista; só por causa da sua família inteira tem essa profissão, se você não consegue nem ouvir o barulho de uma broca sem ficar arrepiado(a).

Escolha o que lhe faz bem, o que gosta de fazer e o que lhe agrada. Não há nada pior do que detestar o seu trabalho/profissão.

Se você for na “onda” de parentes, com certeza será uma das coisas de que você provavelmente irá se arrepender quando você ficar velho(a)… Certamente, não é isso o que você quer.

5. Veja qual foi a sua base escolar – Dicas de estudo

Reveja sua base escolar. Caso você tenha estudado sempre em escola pública e sua base para os estudos não foi tão boa; às vezes cabe um cursinho.

Procure bolsas em escolas especializadas caso você não tenha condições financeiras.

Procure bons sites especializados em estudos para o vestibular. Pela internet é possível estudar e ter excelentes resultados.

Enfim, agora é com você, bons estudos e sucesso na sua carreira.

Por Fato Virtual - Daniela Oliveira

Comentários