Bem-vindo ao universo do folclore regional brasileiro! Lendas, festas, aromas, sabores, enfeites, danças, músicas, trajes típicos, manifestações populares.
Portanto de norte a sul, as tradições regionais compõem um retrato multicolorido de nosso país. Embarque nesta viagem. Há um mundo incrível à sua espera!
O folclore regionais brasileiro, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, como o Boto, a Iara, o Curupira, o Saci ou a Mula Sem Cabeça.
O que é folclore?
Primeiramente, a palavra “folclore” é formada pelas palavras inglesas folk, que significa povo, e lore, que quer dizer estudo, conhecimento.
Contudo, ele é o estudo dos costumes e das tradições de um povo, representado pelos seus diversos movimentos culturais regionais. Nesse sentido, conhecê-lo permite a valorização daquilo que é uma das principais marcas de um país: a sua cultura.
Dia do Folclore regional brasileiro
No Folclore brasileiro a data é no dia 22 de agosto. Nosso folclore é um dos mais ricos do mundo. Além disso, nele, estão presentes as características dos povos que contribuíram para a formação de nossa nação, principalmente os africanos, os indígenas e os europeus.
Todavia, as pessoas que as estudam são chamadas de “folcloristas”. Um dos principais estudiosos brasileiros foi Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
Luís da Câmara Cascudo foi um historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, folclorista, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. ( pesquisa do google)
Nem tudo é Folclore regional
Porém, o folclore é por tradições e crenças populares expressas das mais diversas formas. Portanto, para se tornarem folclore, é necessário que tenham origem anônima, ou seja, que ninguém saiba ao certo quem as criou.
Além disso, precisam ter surgido há muito tempo e ser divulgadas e praticadas por um grande número de pessoas. Por exemplo, é o caso dos ditados populares, como “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
Você Sabia?
- O Maracatu é um dos ritmos que representam o folclore nordestino brasileiro!
- As danças folclóricas são parte da tradição brasileira!
- A festa do Boi-de-Parintins se realiza em Manaus, no Amazonas, e é uma variação do Bumba-meu-Boi!
Referência: Livro Folclore Danças e ritmos do Brasil (pg 6-7).