Primeiramente o telescópio espacial Hubble é um observatório astronômico localizado em órbita terrestre, lançado em 1990 pela NASA e ESA.
De fato, sua missão é estudar o universo em diferentes comprimentos de onda, incluindo luz visível, ultravioleta e infravermelha, além de fornecer imagens de alta resolução de objetos celestes distantes.
Sendo assim o Hubble é um dos telescópios mais importantes e bem-sucedidos da história da astronomia, porém James Webb os substituiu em qualidade de imagens e informações.
Portanto, não podemos deixar de dar os créditos para o telescópio espacial Hubble, pois este telescópio contribuiu para inúmeras descobertas e avanços em nossa compreensão do universo, incluindo a medição da taxa de expansão do universo e a descoberta de buracos negros supermassivos no centro de galáxias.
Ah!!! Veja em nosso site outros assuntos de curiosidades do universo, isto no nosso campo de busca.
O Hubble teve problemas logo depois da partida
- Assim que o telescópio Hubble chegou ao espaço, surgiu uma falha em seu espelho.
- Ele apresentou uma irregularidade – de apenas um quinquagésimo da espessura de uma folha de papel! Isso foi o suficiente para deixar as imagens desfocadas e ruins, nada melhores do que poderiam ter sido obtidas da Terra.
- Foi necessária uma caminhada espacial mais ambiciosa para repará-lo. Depois de onze meses de treinamento, sete astronautas foram para o espaço.
- Com cinco dias de caminhadas espaciais e reparos, o Hubble foi consertado e – três anos após o lançamento – ele finalmente produziu imagens impressionantes.
Abaixo umas das imagens de galáxia aglomeradas que Telescópio espacial Hubble mostrou para o mundo
O telescópio espacial Hubble
- O Hubble foi o primeiro telescópio instalado no espaço, levado pelo ônibus espacial Discovery em 1990.
- Ele viaja a 8 km/s. O que significa que poderia cruzar os Estados Unidos em 10 minutos.
- A primeira sugestão para a construção de um telescópio espacial foi feita em 1923, antes do lançamento do primeiro foguete.
- O Hubble orbita a 547 km acima da Terra e dá a volta ao mundo a cada 97 minutos.
- O Hubble é reparado e mantido no espaço por astronautas em caminhadas espaciais.
- O Hubble produziu centenas de milhares de imagens de objetos espaciais. Ele envia 120 gigabytes de dados para a Terra toda semana.
- Qualquer astrônomo do mundo pode se candidatar a um espaço no Hubble para ver o que quiser.
- A galáxia mais distante localizada pelo Hubble está a 13,8 bilhões de anos-luz de distância.
- O Telescópio focou em uma pequena área do espaço quase vazia por 114 dias e encontrou, aproximadamente, 10 mil galáxias.
- Vistas do telescópio, as estrelas não cintilam
O megatelescópio Chinês
- O maior radiotelescópio com um único prato está na China: tem 500 m de diâmetro.
- Mas, turistas com telefones celulares perto de radiotelescópios podem prejudicar seu bom funcionamento e tornar os telescópios inúteis.
- Há uma zona de 5 km ao redor do telescópio onde as pessoas não têm permissão para usar seus telefones. Difícil conseguir isso.
- Os radiotelescópios maiores, feitos a partir da ligação de antenas em pratos amplamente espaçados. O maior é o ALMA, que está no Atacama – Chile. Ele tem 66 pratos espalhados por 16 km.
Resumo do Telescópio espacial Hubble
Em resumo podemos dizer que o telescópio espacial Hubble passou por inúmeros problemas durante sua jornada, e mesmo assim se mostrou muito eficiente em suas observações. Contudo esta sendo substituÍdo pelo telescópio espacial James Webb.