Quais as melhores cidades para se viver no Brasil?

Qualidade de vida é o que todos nós buscamos para viver. Quem não gostaria de morar em uma cidade com boa infra-estrutura, segurança; serviços de educação e saúde de qualidade e tudo o mais que lhe permita ter uma vida serena; ou apenas alguém que busca um lugar tranquilo e que proporcione o desenvolvimento e evolução de seus habitantes.

1. São Caetano do Sul

São Caetano do Sul – SP

Localizada bem ao lado da capital paulista, São Caetano do Sul é uma cidade relativamente pequena; com menos de 200 mil habitantes; mas conta com excelente infraestrutura urbana e permite acesso fácil a São Paulo.

É a cidade ideal para quem tem crianças e idosos na família; pois apresenta a maior taxa de investimento público do Brasil; em educação e em qualidade de vida para a melhor idade.

Além disso, tem o maior PIB e IDH do país. O idoso também é alvo das preocupações do governo municipal; oferece diversos locais com recreação, tratamentos de saúde e educação com uma universidade gratuita para a 3ª idade.

2. Florianópolis

Ponte Hercílio-Luz / Florianópolis – SC

Florianópolis é uma cidade que une prédios modernos e comodidade urbana a belas paisagens naturais. É considerada a terceira melhor  no ranking do IDH brasileiro.

Tem um dos mais altos padrões de vida do Brasil. Uma ilha localizada ao sul do Brasil, Florianópolis é abençoada com um clima agradável. Belas paisagens e inúmeras oportunidades de trabalho. Os amantes da praia apreciarão as praias imaculadas de Florianópolis; e a grande variedade de esportes aquáticos em que você pode participar. Quanto àqueles que preferem artes e cultura, Florianópolis não tem escassez dessas atividades de nicho. Florianópolis é também uma comunidade diversificada, sendo o lar de muitos expatriados. Saudade é facilmente gerenciada aqui, onde produtos de todo o mundo estão facilmente disponíveis.

A capital do Estado de Santa Catarina apresenta um alto nível de qualidade de vida, com bom investimento em educação; renda per capita alta e uma das maiores expectativas de vida do país.

3. Vitória

A capital do Espírito Santo tem o 4º melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país. Foi fundada em 1551, portanto, é uma cidade histórica — a 3ª mais antiga do Brasil.

Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas em uma ilha — as outras são Florianópolis (SC) e São Luís (MA). No entanto, é a única que se trata de um arquipélago pluvial.

Além de ser constituída por 32 ilhas, Vitória tem, ainda, uma porção continental. Conta com um bom sistema de transporte, forte economia — voltada à atividade portuária — e uma guarda municipal bem organizada, que ajuda a manter a cidade como uma das mais seguras do Brasil.

Vitória se destaca também na educação, tanto no nível superior quanto no médio e básico. O IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) é considerado uma das 15 melhores escolas públicas do país.

4. Águas de São Pedro – SP

A segunda cidade da lista também é paulista, e está a menos de  3 h da capital ( 187 km). Águas de São Pedro é uma cidade que não possui indústria e nem zona rural; e sua maior economia advém do turismo que é a tona do local. Além disto, Águas de São Pedro é considerada cidade saúde; atributo que se deve em parte à abundância de águas termais sulfurosas em sua região. E o investimento do governo municipal em assistência na área de saúde.

Águas de São Pedro é o segundo menor município do Brasil com apenas três mil moradores, e grande investimento em turismo. Além destes fatores a cidade tem índice zero de poluição e violência. Dentre a variedade de parques e locais de atenção à saúde e lazer, destacam-se o Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade. O clima temperado de 28 graus no verão e a média de 8 graus no inverno tornam esta cidade um  local aprazível para lazer em suas diversas áreas livres.

5 – Balneário Camboriú – SC

Balneário Camboriú é outra cidade catarinense que figura na lista da ONU; não é a toa que ela também foi eleita como uma das cidades que possuem melhor qualidade de vida para se viver no Brasil. Além da beleza estonteante em toda sua extensão marítima; com praias encantadoras de águas mornas e límpidasBalneário Camboriú; destaca-se com o grandes eventos como o Festival da Canção, a Expocatólica; e  o maior evento de Downhill da América Latina; que acontece entre os dias 16 a 28 de junho no morro da aguada e trais turistas de todo o Brasil e de outros países.

Composta por colinas que caem até o mar e belas praias, a cidade é um dos principais pontos turísticos da América do Sul; tendo a sua população aumentada em até 4 vezes durante o verão.



Compartilhar

Comentários