Você sabe diferenciar os tipos de vinho? Ou melhor, você sabe qual o tipo de vinho escolher e para qual melhor ocasião é cada tipo?
Pensando nisso, separamos algumas dicas rápidas, mas essenciais para você começar a diferenciar os tipos de vinho.
Tipos de Vinho
O vinho por séculos sempre foi considerado uma bebida sofisticada, que tem a sua exclusividade quanto a definição do sabor.
Então a característica do vinho tem diversos aspectos, são eles: Tipo de uva, coloração, forma de produção, nível alcoólico, origem e entre outros.
Podemos perceber que os tipos de vinho vão depender muito do seu paladar e do momento que eles são permitidos à serem servidos.
Por exemplo, em uma refeição específica ou saborear o vinho com bons amigos.
Os vinhos recebem as seguintes classificação: tinto, branco, rosé, espumante e doce. Então os vinhos também contém o seu nível de açúcar:
Vinhos Secos – recebem esse nome pelo fato de não conter açúcar remanescente.
Os meio-secos – recebem uma pequena quantidade de açúcar, cerca de 5%, quanto aos vinhos suaves – são mais adocicados e tem uma dissolução de açúcar em torno de 10%.
Vamos conhecer agora os tipos de vinho, as uvas e dicas para consumi-los acompanhado de uma boa refeição.
Vinhos Tintos
Os vinhos tintos, são bastantes consumidos na mesa do brasileiro. São produzidos por sucos extraídos de uvas pretas ou tintas e fermentados.
A uva mais utilizada para extração desse suco é a Cabernet Sauvignon. Uma uva bem conhecida, pois produz vinhos encorpados. Pode ficar por anos em adega, melhorando assim seu sabor e aroma.
Decerto existem outros vinhos tintos de diversas uvas, como a Merlot, Malbec e Pinot Noir.
Portanto, o vinho tinto tem uma ótima harmonização com carnes vermelhas e pratos um pouco gordurosos.
Vinhos Brancos
Já os vinhos brancos, são mais frutados e contém uma coloração mais dourada e o próprio branco. Então a uva que mais se destaca para essa bebida é a Chardonnay, muito cultivada na França.
Outro tipo de uva que que se fazem vinhos brancos deliciosos é a Sauvignon Blanc, possui uma boa acides e leveza.
O clima do nosso país, favorece muito esse tipo de bebida. Uma vez que o ideal é servi-lo bem gelado e acompanha perfeitamente peixes e frutos do mar.
Vinhos Rosé
Outro vinho ideal para degustar gelado e no verão. Produzidos s através de alguns tipos de uvas tintas e também possuem tons variados.
Tem um tom “rosado” pelo fato de alguns vinhos tintos no seu processo de produção ter a sua casca removida.
Uma das uvas utilizadas é a Cabernet Sauvignon. De fato, é um ótimo vinho para momentos românticos, como um jantar especial a dois.
São ótimos para acompanhar pratos leves, uma dica é harmonizar com pratos como salmão e pouco molho.
Tipos de Vinho – Espumante e Champagnes
Vinhos espumantes são ideais em celebrações de final de ano ou em lugares festivos. Uma curiosidade é que champagnes e espumantes são a mesma coisa.
Por serem produzidos na região de Champagne e por questões de legislação local, tem esse nome “exclusivo”.
No entanto, no seu processo de fermentação, assim como nos outros tipos de vinhos, o açúcar presente nas uvas se transforma em álcool.
E adicionado gás carbônico na segunda fermentação, assim para torná-lo um espumante.
A dica para acompanhar esse bom vinho, são frutos do mar, salmão, e lagostas, por exemplo. Servir em aperitivos de entrada e sobremesa. Por outro lado, se você ainda tem certa dificuldade em apreciar um bom vinho, nesse caso recomendamos vinhos doces.
São vinhos que contêm adição de açúcar, não tem nada a ver com os vinhos ditos suaves. Ah, vinhos doces são excelentes para acompanhar sobremesas.
Por fim, esperamos que agora você tenha um norte para escolher o seu tipo de vinho e saúde!
Já que chegou até aqui, aproveite para compartilhar e nos seguir nas redes sociais Facebook e Pinterest
Fonte de pesquisa: VinhoBlog