A nosso Sol é a nossa estrela! Sendo assim, estrelas são corpos celestes gigantes formados por gases como hidrogênio e hélio, que estão em constante processo de fusão nuclear em seus núcleos, gerando calor e luz.
Portanto, elas são as principais fontes de energia no universo, e sua luminosidade e temperatura variam dependendo de sua massa. As estrelas podem ter diferentes tamanhos, cores e vida útil, desde algumas centenas de milhões de anos até bilhões de anos.
Elas são importantes para a formação e evolução de sistemas planetários, incluindo o nosso próprio sistema solar. Ah!!!Antes de tudo, conheça aqui no nosso site assunto relacionados a este tema e outros. Para isto vá no campo de busca do site e digite a palavra que você quer.
Curiosidades da estrela
- Nossa galáxia, provavelmente, tem cerca de 400 bilhões de estrelas.
- Há muito mais estrelas no universo que grãos de areia na terra
- Existem, provavelmente, entre 100 bilhões e um trilhão de galáxias. Se todas tivessem tamanho similar, haveria, pelo menos, 400 bilhões x 100 bilhões de estrelas, o que significa 20 sextilhões (20.000.000.000.000.000.000.000) de estrelas.
- Pesquisadores no Havaí descobriram a área e a profundidade de todas as praias do mundo e o volume de um grão de areia. Eles, então, calcularam que existem 7,5 quintilhões (7.500.000.000.000.000.000) de grãos de areia na Terra.
- Portanto, existem mais de 2.500 vezes mais estrelas que grãos de areia.
Um ano-luz não é a maior medida que existe
- Quando queremos medir o tamanho das galáxias, até os anos-luz não são grandes o suficiente. As galáxias estão a milhões ou bilhões de anos-luz de distância.
- A maior unidade que os astrônomos podem usar é o gigaparsec – que equivale a um bilhão de parsecs. Um parsec, por sua vez, significa 3.262 anos-luz, ou cerca de 31 trilhões de km. A Terra está a 14 gigaparsecs do limite ou universo observável.
- Parsecs cúbicos podem ser usados para medir volume. O número de estrelas ou galáxias em um parsec cúbico mostra a densidade da matéria no espaço.
- O Sol é a única estrela em seu parsec cúbico. Mas, em aglomerados globulares de estrelas, pode haver de 100 a 1.000 estrelas em um parsec cúbico.
Curiosidades de estrela gigantes
- Um tipo raro de estrela chamado Objeto de Thorne-Zytkow é uma supergigante vermelha que tem em seu interior uma estrela de nêutrons ativa.
- Às vezes, uma estrela engole outra inteirinha
- Ambas podem ser formadas em uma supernova, mas a estrela de nêutrons é absorvida pela supergigante, que é muito maior.
- Às vezes, duas estrelas de nêutrons se fundem e, quando o fazem, produzem metais pesados.
- Duas estrelas de nêutrons com o peso combinado de três Sóis se fundiram em 2017, produzindo de 3 a 13 vezes a massa da Terra em ouro maciço!