Pesquisar
Close this search box.
Papai Noel

Tudo sobre Papai Noel, trenó, renas, árvore de natal, presentes, comidas e outros

Papai Noel um bom velhinho que entrega presentes no dia 25 de dezembro ou o nascimento de Jesus?

Bem para que possamos entender o surgimento do Papai Noel precisamos passar pelos mitos, histórias reais e livros. Vamos ver este assunto no seguintes tópicos abaixo.

Em suma vamos em busca histórias e culturas que venha relacionar as arvores de natal, trenó, renas, presentes e comidas – Papai Noel dos vikings -Papai Noel culturas nórdica – Papai Noel na igreja católica? – Papai Noel pelo escritor Irving – Conclusão

Leia também outros de nossos artigos

Os vikings solstício relacionado com a data do natal

Você já se perguntou de onde veio as renas, trenó, árvore de natal, nozes e a roupa vermelha do Papai Noel? Portanto vamos falar sobre isso. Primeiro de tudo, a gente precisa construir algumas ideias a há 20 mil anos antes de cristo.

Os vikings comemoravam o natal. Contudo os vikings na verdade eram povos do norte e a palavra viking significa povo do norte. Sendo assim eles eram da península da Escandinávia e muitas de suas tradições que temos hoje referente ao natal devemos aos povos vikings. Estes povos cultuavam o seus deuses com no dia 25 de dezembro na Escandinávia.

De fato países nórdicos no inverno chega a fazer até menos 30 graus então é muito frio. Sendo assim os vikings precisavam estocar toda comida. Dessa forma eles tocavam nozes e carne eles destocavam uma série de comidas, mantimentos e roupas por questão dessa temperatura baixa.

Nesses lugares muito frio tudo é escasso, então quando chega na data dia 24 de dezembro é o dia que menos tem sol. Dessa forma o hemisfério norte fica mais frio, isto porque acontece o solstício de inverno. Então aí o dia de comemoração pedindo que voltasse o sol. Isto para que os deuses ajudassem na agricultura, para ter uma vida normal de fertilidade.

Os vikings relacionados com arvores de natal, trenó e renas

Sendo assim no dia 24 de dezembro o chamando a tribuna das tribunas e nos dias 11 e 15 de dezembro ele enfeitavam pinheiros e faziam rituais de oferenda pedindo para que os deuses os abençoassem pelos próximos 100 anos.

E ao redor do pinheiro acendiam velas para os deuses assim simbolizando a luz, assim a luz podia levar as trevas embora. Portanto nesse dia era escolhido um jovem guerreiro para caçar um urso polar, esse jovem guerreiro pegava as suas renas e o trenó ( este jovem não representa o papai noel, apenas estamos falando das decorações natalina e seus utensílios).

Em seguida o jovem pegava sua rena e o trenó e sair em busca da caça desse urso polar branco para o banquete da ceia. Quando o jovem guerreiro conseguia alcançar esse urso, ele retornava para sua tribo com o urso morto e inteiro.

Assim quando ele chegava bem próximo da tribo ele tirava a pele de urso e fazia uma vestimenta com sua a pele. Portanto a parte de carne do urso ele colocava para fora e a parte que ficava vestida por dentro a do pelo do urso.

Apesar de este jovem não esta relacionado ao papai noel podemos dizer que sua vesti sim. Sendo assim a sua veste ficava bem parecida quando ele vestia a pele do urso. A pele do urso que ficava para fora era vermelha por causa do sangue a de dentro branca por causa do pelo e seus cabelos branco por causa da neve.

Papai Noel dos Nórdicos deus Odin

A figura do bom velhinho de barba longa que distribui presente está também na cultura Nórdica. Odin o Deus mais poderoso. Portanto os nórdicos contavam a história de Odin, e davam uma festa durante os últimos dias do ano. Contudo deus Odin montava em um cavalo de oito patas chamado Sleipnir, assim podemos comparar com os mesmo número de renas do Papai Noel surgiram.

Sendo assim Odin voava pelo céu para entregar presentes para todas as crianças do mundo. Para que Odin pudesse visitar estas famílias, as crianças precisavam de deixar suas botas perto da lareira. Bem, dentro das bostas as crianças colocavam palhas( feno), para alimentar o cavalo do deus Odin.

Contudo Odin agradecido entrava pelas chaminés onde ele colocava os presentes e doces nas botas . Aqui podemos ver mais uns dos utensílios usado na história do natal.

Papai Noel na igreja católica?

Aproximadamente no século IV, o bispo Nicolau de Mira ou como ele é conhecido no catolicismo São Nicolau São Nicolau, viveu na Ásia menor região que corresponde atualmente a Turquia. Ele era filho de um pai muito rico porém ficou órfão precocemente.

Portanto herdou uma fortuna bem grande quando era ainda jovem. Contudo Nicolau era conhecido por ser uma pessoa bastante Generosa. Além disso ao invés de ficar com a riqueza para si, resolveu dividir sua riqueza com as pessoas mais pobres e principalmente as crianças.

Dessa maneira, um episódio que ficou muito conhecido por São Nicolau foi quando ele conheceu um homem que tinha 3 filhas. Por este homem se muito pobre, as suas filhas não possuíam um dote ou seja não poderiam casar como era de costume.

Contudo as pessoas nessa situação normalmente se prostituíam para sobreviver. Portanto Nicolal compadecido com a história do dote, presenteou para cada cada uma das meninas em moedas de ouro. Certamente para que elas não fosse entregue para o caminho da prostituição.

Desse modo a fama do bispo cresceu rapidamente entre a Igreja Católica e até hoje muitos países lembram sua trajetória no dia 06 de dezembro com muito orgulho. Podemos dizer que vem dai os presentes de natal e o bom velhinho. Aproveitando e dando a data do natal no dia 25 de dezembro comemorando o nascimento de jesus

Papai Noel pelo escritor Washington Irving

Na cultura ocidental, Papai Noel é um personagem mítico que vive no Polo Norte e distribui presentes para as crianças durante a noite de Natal. Há diversas lendas em torno de sua origem, mas a história mais aceita é a de que ele foi criado pelo escritor americano Washington Irving em 1822.

No livro A History of New York, Irving contou a história de um comerciante alemão chamado St. Nicholas que virou São Nicolau depois de morrer. São Nicolau era conhecido por ser generoso com as crianças pobres e, de acordo com a história, ele ainda visita os moradores do Polo Norte durante a noite de Natal.

A criação de Papai Noel pelo escritor Washington Irving foi inspirada em diversas lendas populares europeias sobre São Nicolau. Além disso, Irving também se baseou em um personagem chamado Father Christmas, que aparecia em diversas histórias de ficção durante o século XVIII.

Papai Noel e a divulgação pelo mundo

No entanto, o personagem de Papai Noel só se tornou popular na Inglaterra e nos Estados Unidos a partir do final do século XIX. Contudo ocorreu uma junção dessas duas histórias misturando o cristianismo com histórias pagãs nórdicas.

Sendo assim Papai Noel chegou na América onde se migrou para Nova Amsterdã conhecida atualmente como Nova York. O cartunista britânico Thomas Nast criou a primeira ilustração de Papai Noel usando um gorro vermelho, um cachecol branco e um casaco.

Com tudo em 1905, Carl Stetson Crawford ilustrou o volume 33 do livro 2 chamado St. Nicholas for Young Folks. Na capa deste livro temos a imagem do papai noel como é representado hoje.

E como sabemos, os rei do marketing é o Estado Unidos. Bastou a historia de outros povos irem para lá que eles fizeram a junção de tudo. Misturando histórias nórdicas, europeias e até as deles.

E lembrando que em 1930 a coca-cola eternizou o Papai Noel como conhecemos hoje! Isto através de propagando publicitária onde papai noel faz apenas bébe a coca-cola.

Conclusão

Podemos agora ver que a Imagem do papai noel é uma junção de varias culturas de regiões diferente.

Em suma, os vikings inspirou nas arvores natalina, trenós, renas, veste, ceia e data comemorativa. O nórdicos do deus Odin inspirou, nas 8 renas, chaminé, presenteando crianças brinquedos e doces. No cristianismo o bispo São Nicolau inspirando o bom velhinho e presenteando crianças.

Nos livros de escritores como Washington Irving, Thomas Nast e Carl Stetson Crawford, inspirou todas a junções contadas na história de varias culturas. Portanto assim montando o personagem do bom velhinho com trenó, renas, presente, arvore de natal e outros itens.

E a coca-cola eternizando para o mundo a imagem deste bom velhinho que hoje conhecemos.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.