Entenda o que é a doença de gota, quais as suas principais causas e muito mais! Quando as articulações do corpo, principalmente dos joelhos, do dedão e dos tornozelos, apresentam inchaço e inflamação, um dos diagnósticos possíveis pode ser a gota.
Mas, afinal, o que é essa doença? “A gota é uma doença relacionada com o excesso de ácido úrico no sangue. Tipicamente, o problema começa com uma crise de dor e inflamação intensa, acometendo apenas uma articulação (geralmente nos membros inferiores)”, relata o reumatologista Ari Halpern.
É certo dizer que essa doença é silenciosa, dolorosa e composta por crises, que podem ter duração entre três e dez dias. Antes de tudo veja no nosso campo de busca outros artigos relacionado a este tema e outros tipos de doenças.
Por que a gota surge?
A causa central dessa doença é a grande quantidade de ácido úrico no sangue. Portanto, o que pode variar são os motivos que levam a esse excesso. Entre os principais fatores que acarretam na gota estão o uso de determinados medicamentos que podem levar à redução da excreção renal da substância.
um problema enzimático capaz de aumentar a produção do ácido, fazendo com que os rins não consigam eliminá-lo; e ausência de um mecanismo responsável pela excreção do ácido úrico, tornando sua concentração no organismo elevada.
Não deixe de fazer busca aqui neste site sobre os alimentos que podem curar a sua doença de gota. Dessa forma você poderá sim amenizar a dor dessa doença e viver com saúde.
Sinais de alerta!
O excesso de ácido úrico no organismo causa um depósito de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações. Com isso, os sintomas mais comuns da gota começam a aparecer, como inchaço, dor e inflamação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o quadro clínico consiste em dor que, frequentemente, começa durante a madrugada e é intensa o suficiente para despertar o paciente.
“Muitos pacientes não se dão conta que têm a doença. A crise aguda pode ser confundida com um trauma ou entorse. Quando a gota se torna crônica, ela pode ser confundida com outras formas de artrite”, argumenta Halpern.
Quando se está tendo uma crise de gota, o primeiro sintoma é o inchaço da região afetada. Depois, a dor passa a se manifestar de forma aguda e bastante incômoda, bastando apenas um pequeno atrito ou um leve encostar para que a sensibilidade desencadeia fortemente.
Infelizmente, a gota não tem cura, por isso, é preciso manter um tratamento constante a fim de evitar novas crises. Normalmente, as recomendações médicas giram em torno de uma alimentação leve, além de medicamentos específicos para diminuir os níveis de ácido úrico no organismo.
Se a doença não for tratada corretamente, a saúde do portador corre sérios riscos, como deformidades das articulações e, em casos mais graves, corre-se o risco de amputação do membro afetado.