Pesquisar
Close this search box.

A história da Chiquinha curiosidades, áudios e bordões

A história da Chiquinha é cercada de aventuras, travessuras e paixões. Amiga do Quico e apaixonada pelo chaves.

Sendo assim vamos contar sua história, onde seu criador Roberto Gómes Bolaños nos revela sua origem.

Antes de contar a história da Chiquinha, temos aqui também as historias dos outros personagens como: “Chaves” como: Chaves, Seu Madruga, Quico, Dona Florinda, Prof. Girafales e outros.

Como surgiu a personagem Chiquinha

Em uma entrevista Roberto Gómes Bolaños disse “Desenhei a Chiquinha como uma menina que teria tantas ou mais sardas que o Chaves, de modo a constituir um laço de identificação entre ambos; mas ela seria travessa até não poder mais e muito mais inteligente que ele.”

Contudo María Antonieta de las Nieves conta que a ideia da personagem saiu dela, e que ela inventou o choro, enquanto sua mãe fez o vestido.

Chiquinha e sua família

Roberto Bolanõs nos relata que sua mãe morreu após o parto, o que a deixou apenas com o pai o Seu Madruga. É uma garota de oito anos de idade, sardenta, baixinha, um pouco manipuladora, muito astuta e sapeca, porém, sem muita capacidade intelectual para a escola.

A principio seu nome foi dado pelo seu pai porque ela “se parece com Chiquinhas; aqueles pães salpicados de açúcar” por causa das sardas no rosto, herdadas da bisavó Dona Neves.

Contudo Chiquinha é uma feminista convicta, ela adora aprontar e se dar bem às custas dos amigos, Chaves e Quico, que sempre caem nas pegadinhas da garota. rsrsrs

Chiquinha encrenqueira

Contudo Chiquinha é a filha do Seu Madruga, ela gosta muito de seu pai. Ela tem 8 anos, e é a mais inteligente entre todas as crianças, porém também a mais astuta e mal-comportada (na escola e na vila). Sempre consegue arrumar um jeito de se aproveitar de seus amigos Quico e Chaves.

Assim como ela não gosta da Dona Florinda, a mãe do Quico. Sempre chama a Dona Clotilde de bruxa, que é sua vizinha. Quando chora faz um tremendo berro, seu choro se chama relinche.

Embora ela ame seu pai, sempre acaba com as chances dele se livrar das tabefes da Dona Florinda, pois ela sem querer acaba dedurando o pai. Aliás também sem querer acaba rebaixando o Seu Madruga de anêmico,reumático e esquelético. rsrsrsr

Uma menina amorosa

Apesar das armações, Chiquinha tem um bom coração e é capaz de fazer amizade com qualquer um. Em resumo, ela é secretamente apaixonada por Chaves, o que faz ela sentir ciúmes de Paty, uma colega de escola pela qual Chaves e Quico são apaixonados.

Ou seja apesar de ser apaixonada pelo Chaves, ela neste sentido tem uma ingênua e profunda paixão não-correspondida.

Bordões

“Ué, ué, ué, ué, ué!!!” (choro)
“Ai, Chaves, você só não é mais burro por falta de vitaminas.”
“Sim! Pois é, pois é, pois é.”
“Me diga, papi…”
“Ai, Chaves, o que você tem de burro, você tem de burro!”
“Papaizinho lindo, meu amor!”
“A filhinha do Madruguinha disse com licencinha.”
” Voce vai ver!
“Ai, Chavinho, você não tem culpa de ter vindo atrasado na distribuição de cérebros
“Eu?” (quando mandam que ela faça algo)

Veja outro de nosso artigo

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.