alimentos geladeira

Alimentos que podem e não podem ir na geladeira. Vai te surpreender

De fato você já deve ter se perguntado quais alimentos podem e não podem ir na geladeira, correto? Mas saiba que existem alguns alimentos que não podem ir para lá de jeito nenhum.

A maioria das pessoas tem o hábito de colocar diversos alimentos na geladeira, pois acreditam que lá os alimentos não estragam e também ficam livres de pragas urbanas.

Portanto, vamos listar os alimentos que podem e não podem ir na geladeira. Com essas dicas você inclusive irá economizar dentro de casa e ter uma vida mais saudável.

Alimentos que podem ir à geladeira

Vamos listar os alimentos, que segundos os especialista, devem ir para a geladeira de sua casa

Ovos

Parece uma dica óbvia, mas algumas geladeiras colocam na porta o local para guardar os ovos. Mas esses lugares são o menos recomendados.

Segundo alguns nutricionistas, os ovos devem ser guardados na segunda prateleira e no fundo, pois garante baixa temperatura e maior conservação do alimento.

Um dos motivos dos ovos não serem ideal ficarem na porta da geladeira, é o abre e fecha da porta. Isso pode contribuir para estragar o alimento, pois irá variar a temperatura, segundo a personal organizer Dona Resolve.

Molhos

Ketchup, mostarda, shoyo, molhos de saladas e outros produtos do gênero podem e devem ser guardados na geladeira, sem risco de estragar.

Frutas tropicais

Melancia, abacaxi, melão e dentre outras frutas tropicais, devem ir à geladeira. Porém os nutricionistas recomendam que as frutas sejam embaladas em filme plásticos e colocadas nos gavetões.

Se você preferir, pode guardar as frutas também em potes fechados, o ideal em potes de vidros.

Limão

Guarde o limão ainda verde em lugar seco, arejado e fresco. Agora se estiver maduro, é o momento de ir para a geladeira e de preferencia dentro de um saco plástico.

Algumas observações importantes, o limão pode durar até duas semanas. Agora se estiver cortado, guarde na geladeira em recipiente fechado, use-o o mais rápido possível, pois oxida e perde as propriedades.

Temperos Frescos

Cebolinha, salsinha, manjericão, pimenta vermelha, coentro e afins podem ir à geladeira desde que você coloque-os em um potinho, já prontos para consumo. Assim eles não perdem as propriedades.

O importante é deixar na geladeira mas consumir na mesma semana. Se preferir conservar, então congele.

Alimentos que não podem ir à geladeira

Agora vamos conhecer alguns alimentos que devemos não precisam estar da geladeira. Alguns vão te surpreender!

Cebola

Elas precisam de ventilação e a geladeira não é o lugar ideal para isso, pois como o interior é úmido, contribui que elas estraguem rapidamente.

O ideal é manter na fruteira ou despensa. Ah, um detalhe importante, não deixe as cebolas perto de batatas, pois também irão estragar rapidamente.

Tomate

Se você quer que o tomate fique com o sabor natural, então deixe fora da geladeira. Os nutricionistas recomendam deixar o tomate na fruteira e de preferencia de cabeça para baixo.

Banana

De fato as bananas são alimentos que chamam fácil mosca-de-frutas, mas mesmo assim você não deve colocar as bananas na geladeira. Sempre guarde na fruteira.

Uma dica excelente, corte o cabo de cada banana bem rente com a tesoura, assim o corte irá lacrar a banana. Evita a presença daqueles mosquitinhos na cozinha.

Café

Se você quiser tomar seu cafezinho bem saboroso e com aquele cheiro maravilhoso, nem pense em deixar o café na geladeira. O lugar ideal para conservar o seu café é dentro do armário e de preferência em recipiente bem fechado, longe da luz e de odores fortes.

Laranja

A laranja deve ser mantida em lugar fresco e arejado, ou seja, não coloque na geladeira que é um lugar úmido. Em lugares úmidos, ela irá amadurecer mais rápido e pode perder o sabor e vitaminas.

Manga

A manga é ideal para colocar na fruteira. Uma dica, se você quiser acelerar o processo de amadurecimento, embrulhe em folhas de jornal. Depois de madura, o ideal é consumir a manga em até dois dias.

Alho

Se você quer que seu alho dure por meses, então deixe fora da geladeira. Perceba que os alhos na geladeira depois de um tempo ficam borrachudos e mofados. Se você descascou o alho, até pode ir para lá, mas o consumo deve ser o mais rápido possível.

Conclusão

Algumas frutas tropicais são exceções, mas em suma alimentos que precisam de lugares frescos devem sempre ficar fora da geladeira.

Procure um nutricionistas para mais informações. Gostou das dicas, aproveite para compartilhar com os amigos e familiares.

Se você chegou até aqui, visite nossas redes sociais Facebook | Pinterest | Instagram.

Comentários