Quando falamos de deserto, logo imaginamos um lugar sem vida. Mas não é bem assim, aliás, existem animais do deserto, ou seja, que sobrevivem em ambientes como esse. Vamos conhecer 3 animais que sobrevivem no deserto do Saara.
Dromedários
Decerto não é uma novidade, pois os dromedários estão presentes em filmes e séries que tem cenas no deserto. Então vamos as características desse animal tão fascinante.
Dromedários são diferentes dos camelos, pois possuem apenas uma corcova. Muitas pessoas pensam que as corcovas de dromedários e camelos armazenam água para sobrevier no deserto, mas isso é puro mito. Mas armazenam gordura para épocas mais difíceis no deserto.
Apesar de não terem nenhum reservatório, os dromedários são capazes de ingerir de uma vez até 10 litros de água.
Mabeco – Os cães do deserto
De fato são cães e possuem um método de caça bem aguçado. Por mais que no primeiro momento não consigam abater a sua vítima, então os perseguem até que esses animais fiquem cansados por percorrer longas distâncias e logo em seguida os abatem.
Então por mais que suas vítimas sejam mais rápidas que eles, ainda assim conseguem sucesso na caça. São comparados aos leões, pois conseguem uma taxa de sucesso de 40%; até 80%, portanto os mabecos impressionam.
Feneco – Animais do Deserto
São pequenas raposas do deserto. Decerto são um dos animais do deserto mais fofos, pois possuem apenas 20 centímetros de altura e pesam em média 1 quilo já na fase adulta.
Graças aos seus rins, conseguem se adaptar bem à vida no deserto, pois contribui para a quantidade ideal de água necessária para sua sobrevivência. Seu faro e audição são aguçados.
Se alimentam de pequenos animais como os pássaros e também sobem em árvores para comer ovos dos ninhos. Se fossem animais domésticos, certamente seriam os pets mais fofos.
Gostou de saber quais são os animais do deserto? Conhece outro animal que sobrevivem em situações extremas como essa? Aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares.
Veja também: