Pesquisar
Close this search box.
CHUVA ÁCIDA

Chuva ácida entenda as consequências no planeta

A revolução industrial no século XVIII trouxe vários avanços tecnológicos e mais rapidez na produção industrial. No entanto, provocou uma alteração no meio ambiente, em consequência disso a chuva ácida é uma das principais causadoras deste evento.

A maquinas a vapores queimavam toneladas de carvão mineral para gerar energia. Nesse contesto, alterando as propriedades da atmosfera e como consequência alterando o PH da chuva.

A primeira pesquisa da chuva ácida

O químico Robert Smith em 1872 foi o primeiro pesquisador sobre a chuva ácida na cidade industrial inglesa de Manchester.

Atualmente a chuva ácida é um dos principais problemas dos países industrializados formada pela emissão de gases originados da queima de combustíveis fosseis. A chuva ácida é acida como o próprio nome diz. Então quando o seu PH esta abaixo de 7 é ruim, tem registro de alguns locais que chegaram ter chuva ácida com PH de 4,8.

O surgimento da chuva ácida

Como essa chuva se origina? Quando a precipitação da chuva se encontra com alguns poluentes, havendo assim uma reação química o dióxido de enxofre. Também o dióxido de nitrogênio presente na atmosfera, a uma reação química com esses óxidos formado o ácido sulfúrico e o ácido nítrico.

As causas e consequências

A chuva ácida causa inúmeros danos ácidos no solo, ficando assim mais ácido alterando como por exemplo, as bactérias presentes no solo, a decomposição, o ciclo do nitrogênio, o crescimento de raízes. Assim, esta acidez caindo nos corpos de águas, como lagos e rios, faz com que eles se acidificam os seus meios.

Sendo assim, atrapalhando a cadeia alimentar levando a morte de peixes. Esse tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais, podendo também prejudicar o ser humano, causando doenças cardiorrespiratória.

Portanto, este problema tem acentuado em países industrializados, principalmente dos que estão em desenvolvimento como por exemplo, Brasil, Rússia, China, México e Índia.

O grande problema das industrias

O setor industrial dos países em desenvolvimento tem crescido muito, porém de forma desregrada agredindo o meio ambiente. Nas décadas de 70 e 80 na cidade brasileira de Cubatão, a chuva ácida provocou muito danos ao meio ambiente e ao ser humano.

Os gases poluentes emitido pelas industrias estavam gerando muitos problemas de saúde na população da cidade, então foram relatados má formação no sistema nervoso e outras anomalias físicas.

A chuva ácida também provocou desmatamento significativos na mata atlântica da serra do mar. Estudos feitos pela WWF mostraram que nos países ricos, o problema também acontece. Estima-se que 40% do ecossistema estão sendo prejudicados pela chuva ácida associado a outros impactos. Contudo podemos evitar esse fenômeno buscando alternativa aos combustíveis fósseis.

Alternativa sustentáveis

Hoje em dia estes combustíveis são utilizados para suprir 75% dessas demanda energéticas, podemos modificar esses números pela metade buscando fontes de energia renováveis .

Entretanto precisamos modernizar os processos industriais para tornarmos menos poluente. Governos e setores produtivos da sociedade tem que fazer sua parte, mas cada um de nós também pode contribuir adotando hábitos de consumo sustentáveis economizando energia e dando preferência ao transporte público.

E resumo, é importante ajudar na conscientização da sociedade e cobrar os governantes o compromisso com as boas praticas ambientais.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.