5 passos de como mandar bem nos estudos

Muitos pensam que estudar um dia antes da prova irão ajudar a mandar bem nos estudos e provas. Este é um grande erro que quase todos cometem.

Veja neste artigo algumas dicas que irão fazer você estudar na medida certa e sem sofrimentos. Nunca é cedo demais – ou tarde – para mandar bem nos estudos e nas provas

Quanto mais cedo você entrar em um bom ritmo de estudos, mais fácil tudo será e mais suas chances de obter boas notas aumentarão.

1 – Escolha um local e horário para estudar

Cada um tem sua própria ideia sobre o melhor lugar e hora para estudar. Alguns preferem de manhã, já outros pensam melhor à noite.

Qualquer que seja o local de estudos, no seu quarto ou na biblioteca depois da aula, escolha-o e seja fiel a este dia e horário. Assim esse hábito irá fazer seu cérebro armazenar mais dados.

  • Não estude demais – Estudar demais pode fazer seu cérebro se cansar e deixar sua mente exaustiva. Então a memória de curto prazo não irá repassar todas as informações importantes que você recebeu. Ou seja, irá esquecer o que aprendeu devido à falta de descanso da mente.

2 – Estude Todos os Dias

Se você estudar um pouco todos os dias, estará continuamente revendo as coisas em sua mente.  Assim isso ajuda você a entender. Também ajuda a evitar o estresse das aulas de última hora.

Estude uma ou duas horas por dia, no máximo. Selecione uma matéria e leia uma página que estudou no dia anterior.

Veja suas anotações para que você possa iniciar o estudo e desta forma, será mais fácil entender a continuação do tema estudado.

3. Mandar Bem | Planeje seus Estudos

Ter alguns planos em andamento ajuda você a aproveitar ao máximo seu tempo de estudo.

  • Definir alarmes – Defina alarmes para lembrá-lo sobre seus planos de estudo. Um lembrete regular mantém você honesto e seus planos nos trilhos.
  • Use um planejador  – Use um calendário, planejador de parede ou um aplicativo. Aliás, existem ótimos apps para que irão otimizar seus estudos. Coloque as datas importantes, como exames e datas de entrega de trabalhos. 
  • Faça listas de tarefas – As listas dividem as tarefas em blocos menores e mais fáceis de faze-los. Então faça a lista de coisas que você precisa fazer até o final da semana e talvez tópicos para cada dia.

4 – Estude do Melhor Jeito para Você

Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo. Outras vendo e outras, fazendo. Faça testes consigo mesmo e descubra qual a forma que você aprende melhor.

Por exemplo: Se você prefere ler em voz alta, significa que aprende melhor ouvindo. Se você prefere ver vídeos, você precisa de livros ilustrados e/ou gráficos.

  • Alunos auditivos preferem aprender ouvindo. Portanto, tente ler suas anotações em voz alta e discuti-las com outras pessoas. Você pode querer gravar áudios e reproduzi-los depois.
  • Os alunos visuais  preferem aprender vendo. Tente usar cores em suas anotações e desenhe diagramas. Isto irá ajudar a representar os dados importantes. Você pode tentar lembrar algumas ideias como imagens.
  • Os alunos táteis / cenestésicos  preferem aprender fazendo. Tente usar técnicas como dramatização ou construção de modelos para lhe ajudar revisar o estudo.

5 – Revise os Estudos da Semana | Para Mandar Bem nos Estudos

Parece chato, mas revisar os estudos da semana irá fazer você mandar bem nos estudos. Portanto, pelo menos uma vez por semana, você precisa revisar as coisas que estudou em na aula. 

Todavia, refletir sobre as coisas pode ajudá-lo a entender os conceitos e a lembrar quando mais precisa deles.

Aliás, construa cartões com os dados importantes da matéria que estudou. Então peça ajuda a um amigo para que ele lhe aplique testes. Desta forma poderá ver quais pontos precisa melhorar.

Decerto, esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado a estudar de forma clara e objetiva. Em suma, não se cobre em tentar estudar tudo de uma vez, vá devagar mas sempre focada(o) em estudar um pouco todos os dias.

Já que chegou até aqui, visite nossas redes sociais | Facebook | Instagram e Pinterest

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.