Pesquisar
Close this search box.
Comunismo

A politica do comunismo: Conheça os países que adotaram e adotam a ideologia

Antes de de tudo, o comunismo é uma ideologia política e econômica que tem como objetivo alcançar a igualdade social e econômica através da abolição da propriedade privada e da criação de uma sociedade sem classes sociais.

Neste modelo político, os meios de produção são coletivizados e administrados pelo Estado ou pela sociedade como um todo. Assim, dando uma ideia de que os direitos são iguais para todos.

Ah!!! Não deixe de fazer pesquisa aqui no nosso site de assunto relacionados a este tema e outros de seus interesses. Para isto vá ao campo de busca do site e digite a palavra que você quer.

Quais países já foram regidos pelo comunismo?

Desde sua criação, o comunismo inspirou diversos movimentos e revoluções ao redor do mundo, e alguns países já foram governados por regimes comunistas.

Os países como União Soviética, China, Cuba, Vietnã, Coréia do Norte, Albânia e outros países do Leste Europeu tiveram governos comunistas no passado.

Portanto, esta ideia foi perdendo força, pois podemos entender que sociedade e Estado no mesmo patamar caminham para uma ilusão. Os direitos, sim, tem que ser igual para todos, porém a ideia comunista não conseguiu fazer com que todos fiquem no mesmo patamar.

Pois o Estado sempre vai estar acima de uma pessoa, ou seja, esta uma pessoa é uma parcela da sociedade, sendo assim não consegue dar direito iguais a todos.

Os países que hoje são comunista

Atualmente, poucos países ainda se descrevem como comunistas, mas alguns ainda mantêm características comunistas em suas políticas e economias.

A China é um país que se autodenomina socialista com características chinesas. O Partido Comunista Chinês exerce um controle significativo sobre os principais setores da economia, enquanto também permite certa abertura para a iniciativa privada e a economia de mercado. Essa combinação de elementos socialistas e capitalistas tem sido chamada de “socialismo de mercado”.

O Vietnã, por sua vez, tem o Partido Comunista Vietnamita no governo, mas o país implementou reformas econômicas que possibilitaram a entrada de empresas privadas e estimularam investimentos estrangeiros. Embora o partido mantenha o controle político, o país experimentou um crescimento econômico notável e tem se aberto gradualmente ao comércio internacional.

Por outro lado, a Coreia do Norte é um estado socialista de partido único, onde o Partido dos Trabalhadores governa com poder absoluto. O Estado exerce um controle total sobre a economia e os recursos do país, resultando em uma economia altamente centralizada e planejada pelo governo. A Coreia do Norte também enfrenta desafios econômicos significativos e é conhecida por seu isolamento político e violações dos direitos humanos.

Cuba é uma Utopia comunista?

Cuba é um exemplo de um país com um governo comunista e controle estatal sobre a economia. Alguns veem Cuba como uma utopia, destacando suas conquistas sociais, como igualdade e acesso a serviços básicos.

No entanto, críticas são feitas em relação à restrição à liberdade de expressão, falta de pluralismo político e limitações econômicas. A avaliação de Cuba como uma utopia ou não depende de uma análise abrangente e contextualizada dos diversos aspectos políticos, econômicos e sociais do país.

Esses exemplos de paises comunista, destacam diferentes abordagens do socialismo e do comunismo em relação ao controle estatal da economia. Cada país adotou estratégias distintas e enfrenta diferentes desafios e críticas em suas respectivas experiências.

É importante analisar esses sistemas político-econômicos de forma abrangente e considerar o contexto específico de cada país ao avaliar seus resultados e impactos.

Conclusão do comunismo

Em suma, o comunismo é uma ideologia política e econômica que busca a igualdade social e econômica a todos, através da abolição da propriedade privada e da criação de uma sociedade sem classes sociais.

Embora tenha inspirado diversos movimentos e revoluções ao redor do mundo, poucos países ainda se descrevem assim atualmente. A China, o Vietnã, a Coréia do Norte e Cuba são exemplos de países que mantêm características desta ideologia em suas políticas e economias.

Conheça outros de nossos artigos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.