Pesquisar
Close this search box.
Idade média e sua trajetória resumida

Idade média entenda a trajetória de forma resumida

A idade média e sua trajetória se da ao período a partir da queda do império romano do ocidente em 476 até a tomada de Constantinopla. Em resumo, em 1453 foi chamado pelos pensadores renascentista idade média das trevas.

Contudo já que a igreja católica dominava o cenário na época da idade média. O pensadores renascentistas se colocavam como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da antiguidade para a idade média.

Para os iluminados do renascimento a idade média era o tempo da escuridão e das trevas então a chamavam idade média das trevas.

A dominação religiosa na idade média teria impedido o crescimento para o desenvolvimento científico, cultural e econômico na Europa. Isto se comparada com o passado eles haviam declinado ao invés de evoluir. Portanto no tempo deles à idade moderna só surgiu após muitos movimentos valorizando a razão.

Idade média e suas mudanças

Contudo essa ideia de refletir sobre a luz e escuridão começou a ameaçar a igreja na idade média. Dessa forma o ser humano é o foco de tudo ao invés de deus. No entanto essa visão de idade das trevas trouxe sim o desenvolvimento cultural e intelectual na Europa, mesmo que a igreja censurando as ideias opostas.

Em principio ela trouxe por exemplo um grande avanço na arquitetura, na arte, nas navegações, nas técnicas agrícolas. Contudo essa expressão abrange o intervalo de tempo muito grande.

Certamente o que acontecia na Europa o resto do mundo também estava em desenvolvimento. Isto é, tinha muita coisa rolando nos os avanços da medicina oriental a expansão do islamismo e o surgimento do budismo.

Portanto na Europa nós dividimos esse período entre a alta idade média que foi quando se consolidou o sistema feudal. Certamente a baixa idade média foi quando houve um aumento populacional as crises de peste negra, fome, as cruzadas e um renascimento comercial.

Idade média feudalismo

No inicio da idade média acontecia realização de saques e invasões violentas constantes por conta do fracasso de Roma. Ou seja os moradores de cidades romanas passaram a fugir para os campos em busca de segurança e estabilidade. Assim começaram algumas trocas de favores entre os camponeses e os proprietários das terras.

Em contra partida na idade média os camponeses pagavam alguns impostos, entregavam parte da produção agrícola em troca de terra para plantar. Um lugar seguro para se estabelecer essa relação se deu origem ao feudalismo. No entanto parte desse sistema se dava a cidadania vassalagem que é uma troca de favores entre dois nobres.

O dono da terra o serrano oferecia terras a um vassalo em troca de proteção e apoio militar no caso de guerras. Portanto na idade média essa relação era de igual a igual não significava que eu era superior a outros. No entanto as pessoas que trabalhavam nessas terras que são os camponeses eram chamadas de servos. Nesse sentido era para morar e trabalhar.

Contudo eles tinham que pagar os danos da terra tributos. Essa relação de trabalho era chamada de servidão. Porém ganhavam tão pouco que tinham que pagar tantos impostos que no final não havia possibilidade de juntar dinheiro e crescer na vida.

Alta idade média

Dessa forma a sociedade na época da idade média era chamado de testamental. Sua classe social é definida pelo seu nascimento e não existia mobilidade social, ou seja, na idade média se você que nasceu servo não teria como se tornar nobre ou rei. Desse modo o único jeito de melhorar um pouquinho a sua extensão na idade média, seria talvez entrar no clero. Mas mesmo assim você nasceu do sérvio e nunca chegar a um cargo muito alto na igreja.

Além de terem que pagar impostos, existia a corveia que era o trabalho gratuito na terra dos senhores durante certo número de dias. Havia também a talha que é a obrigação de dar parte da produção agrícola para o senhor feudal. Por último a banalidade de ter que pagar para utilizar equipamentos e instalações do senhorio como celeiros fornos e moinhos.

Baixa idade média renascimento comercial e urbano

A idade média baixa ela foi marcada pelo renascimento da cidade e o surgimento de uma nova classe social que no futuro ficou conhecida como burguesia. Mas quando ela surgiu houve um avanço nas técnicas de agricultura, o que permitiu o crescimento populacional e a produção de excedentes ou seja começou a ter um crescimento econômico.

Portanto assim começou se comercializar esse excedente com reinos vizinhos. Como os viajante, pequenos artesãos, comerciantes e banqueiros. Contudo agora passa se estabelecer nos burgos onde as muralhas dos feudalista concentraram muitas pessoas.

Assim surgindo os comércios, bancos e corporações de ofício que são pessoas profissionais em diferentes áreas. Resultando um interesse das pessoas em hospedagem nas cidades.

Burguesia ameaça o poder da Igreja

Na idade média a igreja condenava a burguesia, ou seja, condenava pratica de usura ( empréstimo de dinheiro a juros) era um empréstimo de dinheiro com a aplicação de juros assim gerando lucro. Certamente antes dos burgos a igreja católica que é o cristianismo já era muito popular na Europa. Tanto que em muitos lugares a religião era obrigatória.

Portanto a igreja se tornou a instituição mais poderosa da época da idade média, ela tinha muitos bens, terras e influência e isto ajudou ela a se manter durante todo esse tempo. Dessa maneira a igreja tinha muita a aliança como a política na idade média. Um exemplo claro disso foi o batismo do rei Clóvis.

A igreja controlava toda produção intelectual e artística da época. Dessa maneira boa partes dos livros ficava enclausurada sobre proteção com aqueles que sabiam ler e escrever. Neste caso os membros do clero, sob a proteção dos mosteiros.

Ou seja, na idade média tinham monges que se dedicavam a copiar e guardar os conhecimentos da atividade da igreja e de alguns filósofos gregos.

Platão por exemplo influenciou muito santo Agostinho em filosofia, em questão de arte como os vitrais e arquitetura das igrejas. Essas artes explicavam a história de jesus para os povos, já que os camponeses não eram alfabetizados e não entendiam a língua que as missas eram feitas.

Idade média Inquisição

Não apena a igreja tinha o poder do controle econômico e intelectual mas também um regime ditador. Ou seja, na idade média se alguém discordar da igreja, praticar outra religião ou se tiver uma ideia que ameaçasse sua soberania, a inquisição ia dar conta destas pessoas.

Portanto ela era um tribunal católico que perseguia, julgava e punia essas pessoas a acusando de desvio de conduta da igreja. Essas pessoas eram chamados de hereges.

Contudo na idade média as penalidades vão desde as comunhão de pessoas, proibição de livros e até a queima da fogueira ou isolamento. No caso de isolamento por exemplo foi o caso do astrônomo Galileu Galilei na idade média, que foi condenado por afirmar que a terra girava ao redor do sol o heliocentrismo e não o contrário que a igreja defendia.

Recentemente o papa João paulo II até fez um pronunciamento público pedindo desculpas pelas ações da igreja durante esse período.

Idade média Cruzadas

Entre os séculos XI e XIII a igreja católica junto aos fiéis incentivou as cruzadas. Certamente as cruzadas foram expedições militares. Com o objetivo de combater o domínio islâmico na terra sagrada e conquistar Jerusalém. Contudo o avanço dos árabes já tinham se expandido muito, ultimamente conquistando até a península ibérica da igreja católica.

Que também tinha interesse em se aproximar da igreja ortodoxa para que juntos pudessem combater os infiéis islâmicos. Apesar dos interesses religiosos e econômicos também eram muito fortes os nobres que desejavam conquistar terras no oriente. Portanto na idade média a burguesia buscava por novas rotas comerciais, facilitando posteriormente o comércio das especiarias que foi um sucesso enorme.

Porém acabou que em questões religiosas as cruzadas não deram muito certo além de milhares de mortes entre pessoas comuns e seu cavaleiros. E ao querer dominar o oriente, as cruzadas também contribuíram para que os nobres enfraquecessem pela perda de terras.

Certamente assim resultou na centralização do poder nas mãos dos reis e enfraquecendo o poderio único da igreja na idade média.

Crise da idade media

Portanto assim se iniciou uma crise da idade média. Além das 9 cruzadas muito violentas nesse período, também teve a guerra dos cem anos uma disputa entre a França e a Inglaterra pelo trono francês.

Quem ficou famosa por lutar nessa guerra foi a santa Joana d’arc que foi morta na fogueira acusada de bruxaria. Mas o que contribuiu para a crise da idade média até XIII foi a peste negra ou peste bubônica é uma doença transmitida a pelas pulgas do rato tendo origem na Mongólia.

Contudo então ela chegou na Europa. Por conta do comércio fomentando isto se dava com as embarcações marítimas que transportavam mercadorias do oriente para o ocidente. Assim as pulgas do ratos contaminavam os seres humanos que se encarregaram de levar a bactéria para os navios.

Certamente assim a doença disseminada, chegando a um resultado de quase 100 milhões de mortes. Como ninguém entende a origem da epidemia acabam culpando judeus leproso e estrangeiros. Quando o real motivo era a falta de higiene e saneamento básico nos ambientes urbanos.

Nesse sentido junto à peste negra ocorreu uma crise de forma intensa o desmatamento das florestas para agricultura e gerando mudanças climáticas na Europa.

Portanto também ouve as mudanças climáticas na idade média e foram muito desfavoráveis às plantações, assim diminuindo a produção de alimentos. Além disso um terço da população foi designado pelos pés, ou seja, havia pouca gente trabalhando nos campos.

Mesmo assim na idade média o feudalismo continuava e o senhor feudal exigir os mesmos valores de tributos de impostos. O que gerou uma revolta por parte dos camponeses que sobreviveram e para conter essas brigas a nobreza se aproximou do rei. O que favoreceu a centralização do poder .Portanto isso deu origem marques absolutistas.

Veja também outros de nossos artigo

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.