O teatro poder ser tanto como uma apresentação de atores e atrizes como também por dançarinos e tradições de folclores – Os folguedos são um exemplo das danças de folclores tradicionais e representações com muito ritmo, vários personagens e um enredo.
Essas encenações, teatrais retratam as diferentes tradições regionais. Ao som de instrumentos musicais, tocados normalmente pelos participantes, os hábitos e valores culturais são transmitidos de forma alegre e bem-humorada.
Antes de mais nada conheça aqui no nosso site de busca outros assuntos relacionado ao teatro, folclores, danças, festas tradicionais e muito mais. Portanto não deixe de ir no campo de busca deste site e ver o que você precisa.
Marinheiros somos – Teatro de dança
Os marinheiros são navegadores que também dentro de suas embarcações e viajam trazem consigo muitas tradições musicais e de teatro. Sendo assim, muitas destas tradições acabam se espalhando pela população comum e fazendo com que as tradições dos marinheiros cheguem a todos.
Contudo uma das tradições dos marinheiros é o Fandango, também conhecido como no Norte e Nordeste como Marujada, é um folguedo de origem portuguesa em homenagem ás conquistas marítimas. A encenação começa com a chegada de uma miniatura de barco a vela, puxada pela tripulação.
Os personagens cantam e dançam ao som de instrumentos de corda. “Marinheiros somos! Marujos do mar!” é uma das frases recitadas pela tripulação.
Bumba-meu-boi também no teatro
Dos folguedos brasileiros, o Bumba-meu-boi é um dos mais conhecidos e populares. Nos diferentes estados onde ocorre, entre eles Maranhão, Amazonas e Piauí, recebe diversos nomes como Boi-Surubi, Boi-Bumbá, Boi-de-Parintins, Boi-Barroso e Boi-de-Mamão.
Portanto você pode usar esta tradição e fazer uma peça de teatro misturada com a dança, fazendo assim a tradição do bumba-meu-boi ter mais vida. Nesse sentido não incrível o teatro? O teatro ele da vida ao personagens de folclore e nos fazendo entrar mais na história.
Os personagens também variam por regiões. Pai Mateus, Cavalo-Marinho, Caipora e Maricotas de Corocó, entre outros, contam, dançando e cantando, a história da morte e da volta à vida de um boi. Essa dança dramática é realizada tanto nos festejos juninos quanto nos de Natal. No momento do renascimento do boi, os personagens dessa encenação gritam “Bumba-meu-Boi”.
Avante, Guerreiros!
A Congada, realizada em vários estados brasileiros, entre eles Paraná, Minas Gerais e Paraíba, representam a luta entre dois grupos, os cristãos e os mouros, ou muçulmanos. Eles marcham, cantam e simulam uma disputa com espadas, imitando uma guerra que determina com a derrota dos mouros.
Criada pela Igreja Católica, essa encenação tem São Benedito como padroeiro. Portanto essa tradição religiosa pode também se tornar em um teatro de rua de muito valor religioso.
A música fica por conta de uma orquestra composta de violas, violões, cavaquinhos, reco-recos e atabaques. Desde já podemos ver outra tradição que pode ser transformar em teatro. Sendo se você é um interessado em fazer alguma peça de teatro ais esta uma dica.
A dança dos cavaleiros
Em resumo para finalizar vamos deixar outra tradição de dança para você poder fazer um teatro ao ar livre e assim dar mais vida aos personagens de folclore, tradições e danças.
sendo assim ai vai a dica: A Cavalhada é um folguedo do qual participam cavaleiros divididos em grupos, ou cordões. Contudo eles homenageiam os ricos homens europeus da Idade Média, que se exibiam em cavalos. Usando trajes especiais, executam manobras numa séria de jogos. A Cavalhada acontece em Alagoas, com versões diferentes nos estados do Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo.
Referência: Livro Folclore (pg. 10-11).