Pesquisar
Close this search box.
História dos duendes

História dos duendes saiba como eles surgiram e suas origens

As crenças da história dos duendes são antigas e remontam aos primórdios da história humana. De diversas formas, estes seres mágicos aparecem em culturas de todo o mundo.

Mas o que é que torna estes seres tão atraentes para as pessoas? Vamos aqui mais abaixo falar dos duendes, para que possamos entender suas histórias e origem.

História dos duendes um resumo sobre eles

Independentemente da verdade histórica por trás das crenças nos duendes, estas criaturas continuam a fascinar as pessoas. Talvez seja porque elas simbolizam o mistério e o desconhecido, ou porque nos permitem sonhar com uma vida mágica e encantada.

Embora possam ter diferentes aparências, geralmente os duendes são representadas como criaturas menores. Normalmente habitam locais isolados como florestas, montanhas ou lagos. E são conhecidos por serem capaz de realizar feitiços e transformações.

Há muitas lendas sobre os duendes. De acordo com algumas delas, estes seres mágicos são capazes de influenciar o destino das pessoas, trazendo boa sorte ou má sorte. Alguns acreditam que eles possuem poderes sobrenaturais e que podem ajudar as pessoas a resolver seus problemas.

Por outro lado, também existem histórias dos duendes que trazem problemas e desgraças. Contudo estas criaturas podem ser maléficas e causar doenças, acidentes ou até mesmo a morte. Agora vamos falar sobre a história dos duendes.

A história dos duendes na Europa

Todavia os doentes são criaturas mitológicas que aparecem em várias histórias do folclore europeu. Portanto apesar de sua origem não ser completamente conhecida, o mais provável é que os duendes tenham surgido junto com os elfos e outros seres do além.

Isto nas lendas da mitologia celta e escandinava em países como Inglaterra, Noruega e Suécia. Bem, essas primeiras histórias com esse curioso personagem são da antiguidade. Sobretudo ele só recebeu esse nome no século XIII, quando a palavra duende passou a contar no vocabulário espanhol.

Aliás, dependendo da região de origem da história, essas criaturas assumem formas e nomes diferentes como nos contos medievais irlandeses do século XIV. Além disso lá nasceu o Leprechaun o anão duende que esconde um pote de ouro. Bem todo mundo conhece a história, no final do arco-íris tem um duende guardando um pote de ouro.

Quem quando criança imaginava no final do arco-íris um duende de pote de ouro? Este duende também fez parte do famoso trevo de 4 folhas. Bem, em outro artigo contarei mais deste duende.

Duende do alquimista suíço Paracelso e outros duendes

Conforme na obra do médico alquimista suíço Paracelso do século XVI, surgem os gnomos o iximios artesão que vivem isolados nas florestas. Mas na maioria dos países não existe essa distinção é tudo duende mesmo.

Assim como na Inglaterra por exemplo, todos esses personagens são chamados genericamente de goblins. Na Escócia os chamados de brownies. No entanto em boa parte da Europa são simplesmente anões.

Duendes segundo o Jornalista Gilbert Schroeder

Contudo segundo o jornalista Gilberto Schoereder autor do livro fadas (duendes e gnomos). Ele nos diz: “Na maioria dos relatos os duendes são retratados como pequeno espírito esverdeados e travessos. Que vivem em um universo paralelo, mas que interferem no destino dos seres humanos”.

Assim que quando são bem tratados, eles ajudam nas tarefas domésticas. Mas quando ficam zangados podem aprontar ficando zangado, azedando uma jarra de leite ou entrando em seu sonhos assim criando pesadelos para atrapalhar o sono.

Por isso, era costume em algumas regiões da Europa deixar um prato de mingau para agradar essas criaturas ou bater três vezes na madeira para desejar lhe boa noite.

Portanto na antiguidade, as lendas de duendes serviam para satisfazer a eterna necessidade humana de encontrar respostas para vários fenômenos inexplicáveis. Dessa maneira esses mitos realizavam o papel que a religião ocupou no século seguinte.

Duendes segundo o especialista em mitologia Francis Albert

Contudo segundo o tradutor Francis Albert especialista em mitologia nórdica da universidade de São Paulo, com o avanço do cristianismo na Europa; os duendes acabaram sendo demonizados identificados como anjos caídos ou pequenos diabinhos. Dessa forma muitos duendes ainda são representados com chifres e rabo.

Mesmo assim as crenças milenares não desapareceram por completo. Prova disso é que até hoje em regiões mais isoladas da Alemanha, acredita-se na lenda de que crianças que nascem com algum defeito físico. Que são na verdade filho deformados de duende que foram trocados ao nascer.

De acordo com as lendas os doentes estão estabelecidos no distrito de Dartmoor na Cornualha. Portanto é difícil citar um lugar em Dartmoor que não seja assombrado pelas verdes criaturas travessas.

Duendes da cidade de Dartmoor

Nesse sentido em Dartmoor eles emprestam seus nomes há muitos marcos divisórios como: Bosques dos doentes, cavernas dos duendes, salão dos duendes, pedra dos duendes enfim. Os pequeninos estão lá e dançam as sombras das pedras verticais ou fazem travessuras nas margens pedregosos nos riachos.

No entanto, os duendes traquinas adoram roubar cavalos e póneis para cavalgarem localmente e rolando embarcando em suas crinas fazendo com que voassem ao vento.

Sendo assim mesmo em casa, não se está seguro com relação a eles. Pois eles gostam de atirar potes e panelas na cozinha e embora pareciam muito uma brincadeira, os doentes são trabalhadores esforçados. E também são visto frequentemente à noite debulhando milho em troca de pão e queijo.

Duende sua altura, idade e forma

Contudo as lendas dizem que nem todo duendes são anões. Nesse sentido um gnomo ou duende, pode variar de 3 a 30 centímetros de altura. O comportamento deles variam em geral, pois eles se baseiam em atitudes humanas por estarem próximo aos homens. No entanto esta aproximação sempre é favorecida quando o ser humano está mais frágil e sensível.

Os doentes estão ligados à terra e geralmente conseguem controlar imprevistos da natureza. Tanto quanto gnomos ou duendes conseguem vivem vários anos cerca de 100 anos. Sendo assim chegam a constituir grandes família, eles adoram comer e fazer brincadeiras como esconder objetos.

Contudo sobre sua aparência, ele possui orelhas grandes e pontudas, grande quantidade de pelos no corpo e pele esverdeada . Quando confiam nos homens se tornam fiéis e grandes protetores.

Duendes guardiões da terra e do reino vegetal

O espírito que trabalham com as árvores, matas e florestas são joviais duendes. Em resumo suas características de seus olhos amendoados, corpo esverdeados e pés em forma de folhas revelam sua íntima conexão com reino vegetal.

Sendo assim estes duendes pertencem ao grupo dos elementais ligados à terra e as plantas. Nesse sentido afirma se que cada arbusto, planta e flor tem o seu espírito de natureza ou seja o seu elemental.

Que frequentemente usa o corpo físico da planta como sua habitação. Cada espécie era servida por um tipo diferente, porém apropriado de espírito da natureza. Sendo assim aqueles que trabalhavam com cogumelos venenosos por exemplo tinham uma aparência ofensiva.

Já os das grandes árvores também tinha seus espíritos da natureza, mas estes eram muito maiores que das plantas pequenas. Contudo os duendes têm uma grande função ao proteger esse planeta que chamamos de terra.

Duendes em vídeos e fotos

Se fizermos pesquisas no google ou youtube, veremos muitos vídeos virais de pessoas que flagraram duendes e gnomos. É realmente muito intrigante estes vídeos. Mas infelizmente quase todos os vídeos analisados são considerados uma farsa.

Raramente aparecem alguns vídeos sem explicação. Ora será que esse vídeo sem explicação são verdadeiro? Portanto isso é um mistério que só o futuro desvendará.

E você aí já viu um duende? Me conta aqui nos comentários a sua opinião sobre mitologia, lendas e civilizações antigas. Há e também deixe sugestão de outras história que você gostaria de saber a origem delas.

Conclusão da história dos duendes

Apesar de existirem diversas lendas sobre duendes, há pouca evidência histórica de que estes seres tenham realmente existido. No entanto, é possível que as crenças nos duendes e reflitam alguma realidade, talvez ligada aos espíritos dos mortos ou a outras forças da natureza.

No entanto, é importante lembrar que os duendes não são seres reais e que as lendas sobre eles devem ser encaradas apenas como histórias.

Independentemente da verdade histórica por trás das crenças nos duendes, estas criaturas continuam a fascinar as pessoas. Talvez seja porque elas simbolizam o mistério e o desconhecido, ou porque nos permitem sonhar com uma vida mágica e encantada.

Leia em nosso site outros artigos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.