A música é capaz de ativar varias áreas do cérebro. Dependendo da música, podemos ficar felizes, tristes, pensativos e mais produtivos. Então saiba quais são os benefícios da música para o cérebro.
De fato, a música traz efeitos surpreendentes ao cérebro. E agora, os avanços na neurociência permitem aos pesquisadores medir como a música é capaz de trazer esses estímulos.
O interesse pelos efeitos da música no cérebro levou a um novo ramo de pesquisa chamado “neuromusicologia”, que explora como o sistema nervoso reage à música.
Por que os músicos têm cérebros mais saudáveis
Se você quer evidências de como a música afeta o cérebro, podemos olhar para os cérebros daqueles que tocam muita música – músicos profissionais.
Estudos cerebrais mostram que os cérebros dos músicos são diferentes daqueles de não-músicos. Os músicos têm cérebros maiores, mais conectados e mais sensíveis. Músicos têm memória de trabalho superior, habilidades auditivas e flexibilidade cognitiva.
Assim, os cérebros dos músicos são visivelmente mais simétricos e respondem mais simetricamente ao ouvir música. Áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor, processamento auditivo e coordenação espacial são maiores.
Músicos também têm um corpo caloso maior, que é a faixa de fibras nervosas que transfere informações entre os dois hemisférios do cérebro.
Esse aumento no tamanho indica que os dois lados do cérebro dos músicos são melhores em se comunicar uns com os outros.
Embora a maioria das pessoas não seja músico profissional, ainda ouvimos muita música – em média, 32 horas por semana. Isso é tempo suficiente para que a música tenha um efeito sobre os cérebros dos não-músicos também.
A música melhora seu humor e reduz o estresse
A ciência já provou o que os amantes da música já sabem, que ouvir música animada pode melhorar seu humor. De fato, ouvir e tocar música reduz o estresse crônico, diminuindo o cortisol, o hormônio do estresse.
A música pode fazer você se sentir mais esperançoso, poderoso e no controle de sua vida, mas, ouvir música triste também tem seus benefícios.
Portanto, se você está passando por um momento difícil, ouvir música triste tem poder transformador. Então ela Pode ajudá-lo a entrar em contato com suas emoções para ajudá-lo a se curar.
Música estimula produtos químicos cerebrais. E uma das maneiras pelas quais a música afeta o humor é estimular a formação de certas substâncias químicas cerebrais. Assim, ouvir musica aumenta os níveis de dopamina no cérebro!
Ouvir música aumenta os níveis de dopamina
A dopamina é a “molécula de motivação” do cérebro e parte integrante do sistema de recompensa do prazer. É o responsável pelos estados de bem-estar obtidos com a ingestão de chocolate e orgasmo, por exemplo.
Curiosamente, você pode perceber o aumento da dopamina ouvindo uma lista de reprodução musical que está sendo embaralhada.
Quando uma de suas músicas favoritas aparece inesperadamente, ela ativa um pequeno aumento de dopamina! Portanto, tocar música com outras pessoas ou curtir música ao vivo estimula a hormônio cerebral ocitocina.
A ocitocina tem sido chamada de “molécula da confiança” e da “molécula moral”, já que nos ajuda a nos relacionar e confiar nos outros.
Há evidências de que o aumento de ocitocina experimentado pelos amantes da música pode torná-los mais generosos e confiáveis.
Quando as crianças crescem com formação musical se saem melhor em matérias como linguagem, leitura, matemática. Portanto, têm melhores habilidades motoras finas do que seus colegas não-musicais.
A música é capaz de proteger contra problemas de memória e declínio cognitivo ainda mais do que outras atividades de lazer.
Assim como nunca é cedo demais para começar, também nunca é tarde para se beneficiar da música também.
Aproveite para compartilhar para amigos e familiares e nos siga nas redes sociais Facebook e Pinterest
Fonte de pesquisa: Bebrainfit