O movimento do planeta terra se dá pela translação e rotação. O planeta terra é o terceiro Planeta Solar em relação ao Sol e esta à cerca de 1500.000.000 Km de nossa estrela ( Sol).
Portanto essa distância entre os Sol e a Terra favorece a existência de vida em nosso Planeta. Pois além de permitir uma variação de temperatura aceitável de água nos três estados físicos, solido, Líquido e gasoso.
Movimento do Planeta terra
O Planeta terra não esta parado assim como acontece com todos os outros corpos celestes. Todo universo está em movimento. Portanto o Planeta terra tem os movimento de translação e rotação.
Rotação
A Rotação é um movimento em torno de seu próprio eixo imaginário. Contudo, a terra esta no eixo de aproximadamente 24 graus, que passa pelo centro e atravessa todo planeta. Esse eixo encontra-se inclinado em relação ao plano de orbita da terra ao redor do sol.
Certamente uma volta completa de rotação dura aproximadamente 24h o que nos proporcionam os dias e as noites. Assim um observador fixo na superfície da terra, tem a impressão que o Sol muda de posição no céu durante o dia.
Embora o sensação seja que o Sol está se movendo é na verdade o planeta terra que se move. Esse fenômeno é conhecido como movimento aparente do Sol. Assim temos a impressão de que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste.
Translação
A translação é o movimento elíptico que a terra realiza ao redor do sol. A volta completa dura aproximadamente 365 dias e 6 horas, o que nos proporcionam um ano.
Para compensar as 6 horas que sobram a cada ano, acertamos um dia a mais. Contudo o calendário no mês de fevereiro a cada 4 anos, fazemos assim: 6 horas por ano multiplicado 4 anos = 24 horas . Esse ano com um dia a mais chamamos de amo bissexto, ano com 366 dias.
Estações do Ano
As estações do ano são resultado do movimento de translação. Em algumas épocas do ano a terra encontra-se mais inclinada para um hemisfério do que para o outro devido seu eixo de inclinação. Isso faz com que um dos hemisférios recebeu maior iluminação do que o outro, que recebe menos.
A consequência é que os hemisférios apresentam características diferentes ao longo do ano com relação ao clima e ao comportamento da fauna e da flora. E assim se o hemisfério Sul é inverno o hemisfério norte é verão.
Na região próxima à linha do Equador a intensidade da luz não varia muito ao longo do ano. Logo não há muitas variações de características da estação ( normalmente mas quente) .
Solstício e Equinócio
O Solstício e Equinócio são fenômenos que marcam o início das estações do ano. E estão relacionadas a posição do Sol e da inclinação da terra.
Solstício
O Solstício ocorre em Junho e em Dezembro, representa o posicionamento do Sol em seu limite máximo. Isto é, o Sol estará em seu auge ao norte ou ao Sul.
O hemisfério que estiver recebendo uma maior incidência de raio solares estará no Solstício de verão. E o que estiver recebendo menos estará no Solstício de inverno.
Equinócio
O Equinócio ocorre em Março e em Setembro, e corresponde a posição em ambos os hemisférios são iluminados igualmente pelo Sol. A cada ocorrência do equinócio da inicio à Primavera e Outono.
Chamamos Equinócio quando a terra esta entre os pontos de Periélio e Afélio. Neste ponto a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisfério caracterizando o equinócio.
A duração dos dias e das noites são igual nos dois hemisférios Norte e no hemisfério Sul ou seja, o equinócio ocorre com decadência maior de luz solar. Neste caso estamos exatamente sobre a linha do equador.