exoplaneta

Exoplaneta: Entenda o que são Exoplanetas e será que iremos habitá-los?

Exoplaneta, ou planeta extra-solar, é o nome dado a qualquer planeta que orbite uma estrela que não seja o Sol. Ou seja, um planeta pertencente a um sistema planetário que não é o nosso Sistema Solar.

Onde habita um Exoplaneta?

Os exoplanetas são muito numerosos no universo. Podem ser comparáveis ao número de estrelas em cada galáxia. Então um exoplaneta certamente está orbitando uma estrela em alguma galáxia nesse momento.

Portanto, podemos mesmo esperar que os exoplanetas variem em tamanho e composição química. Desde pequenas massas rochosas a gigantes compostos também de gás. Pelo fato também dos planetas de nosso sistema solar serem rochosos e gasosos.

Porém os exoplanetas não são tão fáceis de se encontrar. A razão é que o brilho de um exoplaneta é sempre muito menor ao brilho da estrela que orbita. Assim, tornando a sua observação direta quase impossível a grandes distâncias, pelo menos com a tecnologia atual.

Como encontrar um exoplaneta?

Um exoplaneta é detectado quando se encontra entre a estrela que orbita e o observador. Então a presença do exoplaneta é feita quando há uma diminuição do brilho da estrela, que pode ser associada a redução parcial da luz por um corpo celeste em órbita.

Assim, a presença do exoplaneta faz com que a estrela, vista da Terra, exiba um pequeno movimento, cuja velocidade na direção do observador muda por um certo tempo a cor da luz dessa estrela captada.

Quantos exoplanetas já foram descobertos?

No ano de 1995, foi descoberto o primeiro Exoplaneta. Então vários instrumentos como por exemplo os telescópios, têm contribuído nas buscas de novos planetas.

Decerto os telescópios espaciais Hubble e Spitzer e o satélite CoRoT, detectaram centenas de exoplanetas durante a primeira década deste século.

exoplanetas
Perspectiva de Exoplanetas

Portanto, até o momento da publicação desse artigo, existem 3.705 exoplanetas confirmados. Aliás, outros 4.496 corpos celestes detectados, estão à espera como candidatos a exoplanetas. Com uma probabilidade de confirmação estimada entre 80% e 90%.

O que podemos encontrar em um Exoplaneta?

Dentro de alguns anos, os exoplanetas detectados já serão em dezenas de milhares. Portanto a grande quantidade de exoplanetas abre boas perspectivas para a investigação.

Porém as pesquisas não serão apenas nas áreas como a química, geologia e biologia que podemos encontrar nestes mundos. Mas as condições tão diferentes do planeta Terra, tais como terreno fértil para o desenvolvimento de novas teorias, como por exemplo a vida fora da terra.

Em suma, tudo indica que o estudo dos exoplanetas será uma das frentes mais promissoras da ciência atual.

Veja também:

Aproveite para compartilhar essa informação tão importante para as gerações futuras e deixe nos comentários qual a sua opinião sobre isso.

Fonte de pesquisa: Nasa | exoplanets.nasa.gov

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.