apresentar o trabalho escolar

Apresentar o trabalho escolar 4 dicas para uma boa apresentação

Apresentar o trabalho escolar nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve uma preparação mais demorada e profunda do que as atividades escolares mais simples.

Aliás, com a Internet, a forma de aprender e ensinar sofreu enormes mudanças. Portanto, hoje em dia, apresentar trabalhos escolares requer um nível de criatividade muito mais elevado por parte dos alunos, a fim de satisfazer as expectativas dos seus colegas e professores.

Veja 4 dicas incríveis que podem fazer a diferença ao apresentar o trabalho escolar.

1. Esteja seguro do conteúdo para apresentar o trabalho escolar

Se há uma regra que nunca sai de moda é: pesquisar o tema do seu trabalho! Certamente existem diversas fontes e recursos de pesquisas, que permitem aos estudantes de hoje trazer informação nova e interessante para a sala de aula.

Atualmente, os limites da sua pesquisa são praticamente inexistentes, e pode consultar fontes dentro e fora do país.

Ou seja, pesquise por autores, imagens, dados, e tudo o que acrescente conteúdo útil e acima de tudo, confiável para você apresentar o trabalho escolar muito bem.

Se preferir, verifique com o professor(a) se na apresentação do trabalho, você pode levar uma apresentação mais dinâmica, como um vídeo, por exemplo.

Assim, você pode se conectar com seus colegas e professores, todos irão ficar mais conectados com o seu trabalho ao utilizar recursos como este.

2. Aproveite o melhor de sua criatividade

De fato algumas décadas atrás, eram comum os alunos apresentar o trabalho escolar somente com cartazes ou slides diante de toda a turma.

Todavia no dias atuais, há muitas possibilidades de uma apresentação oral, que vão para além deste modelo pré-estabelecido.

Portanto, ao planejar a sua apresentação, pense em formas criativas e diferentes de apresentar o conteúdo estudado. Então vale a pena investir em dinâmicas de grupo, recursos audiovisuais e outras formas não convencionais de apresentação.

Se decidir usar slides, para se destacar, use um programa mais dinâmico do que o PowerPoint! Agora, Se a sua ideia é criar cartazes, faça-o de uma forma diferente!

3. Pratique a forma de como irá apresentar o trabalho escolar

Não importa se a sua apresentação será inovadora ou de forma convencional. De fato é inegável a necessidade de se dedicar um pouco de tempo à sua prática.

Portanto, não deixe isso para a última hora! Assim que a sua apresentação estiver planejada, coloque em prática.

Aproveite que em hoje dia podemos gravar a nós mesmo, então pegue seu celular; Grave a forma de como irá apresentar seu trabalho escolar e veja mais tarde. Assim você será capaz de identificar seus erros e sucessos, e decidir o que manter e o que tirar da apresentação.

Agora, se você não é muito tímido, aproveite e mostre sua apresentação à amigos e familiares, pois também uma ótima dica. Assim eles podem te ajudar a pensar em novas formas de apresentar o trabalho escolar e melhorar sua apresentação, ao ponto de ficar incrível!

Aliás, como seu amigos e familiares não estudaram tanto sobre o assunto, será mais fácil saber se o seu conteúdo é interessante e se de fato eles entenderam a sua apresentação.

4. Aprenda como falar e se apresentar em público

Nem todas as pessoas são ótimas para se apresentar em público, mas existem técnicas simples e rápidas, que irão te ajudar a se sentir mais confiante. Algumas técnicas de falar em público podem trazer boas vantagens à sua apresentação.

Portanto depois de finalizar toda a sua pesquisa do trabalho escolar, agora é a hora de estudar algumas técnicas de oratória em público que podem ser usadas ao apresentar o seu trabalho escolar:

  • Faça contato visual, sempre que possível.
  • Mantenha sua expressão facial dentro do contexto de sua apresentação.
  • Coloque pausas no seu discurso.
  • Mantenha a voz firme durante a sua apresentação (mas que pareça também o mais natural possível)

Outro ponto muito importante para ter sucesso na sua apresentação escolar, certamente é ter o equilíbrio físico em dia.

Ou seja, na semana de sua apresentação, tenha hábitos alimentares leves e passe a dormir cedo, ou o suficiente para apresentar o seu trabalho escolar. De fato, uma boa alimentação e dormir bem irá te ajudar a mandar bem nos estudos e na apresentação.

Aliás, é normal se sentir nervoso no dia, então aqui vai uma dica extra. Respire bem, se acalme e mentalize muita confiança de que tudo dará certo e que você conhece o conteúdo.

Por fim, relaxe, faça seu exercício físico favorito, escute uma boa música na véspera da apresentação e tome um bom banho. Com certeza você irá apresentar o trabalho escolar mais incrível de sua vida.

Gostou dessas dicas? Aproveite para compartilhar com seu colegas de classes, assim todos irão tirar ótimas notas e surpreender os professores.

Veja também

Fonte de pesquisa | infoescola.com

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.