Pesquisar
Close this search box.
Pangeia

Pangeia entenda como todos os continentes eram unidos

Pangeia como todos os continentes eram unidos? Pangeia se baseia na ideia de que todos os continentes estiveram unidos em um único supercontinente há cerca de milhões de anos.

Embora essa teoria ainda não seja comprovada cientificamente, ela tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos.

E vamos falar abaixo as eras dos continentes e a teoria de que a pangeia existiu. Portanto nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Segundo físico e meteorologista alemão Alfred Wegener tudo começou há muito tempo atrás.

Pangeia período permiano 225 milhões de anos

A cerca de 225 milhões de anos atrás havia uma única massa de terras ou seja um único continente. Que a chamou de continente de pangeia ( Pan = todo / Geia = terra) e ao redor ficavam as águas que chamou de oceano pantalassa.

Período triassico 180 milhões de anos

No período triássico da era mesozoica, esta massa se separou assim formando dois supercontinentes. O continente Laurásia ao norte e o continente Gondwana ao sul e separados pelas águas do oceano Tétis.

Pangeia
Continente Laurasia / fonte: SoCientifica

Sendo assim já não o chamamos mais pangeia e sim a evolução dela. Pois agora não é mais um único continente e sim dois. Uma terra do norte e outro do sul.

Período Jurássico 135 milhões de anos.

Ainda na era mesozoica mas já no período jurássico a cerca de 135 milhões de anos atrás, abriu-se uma enorme fenda. Assim separando e que hoje conhecemos por América do sul da África, além da placa indiana, da Antártida e da Oceania. Contudo formou-se então o oceano atlântico.

Período cretáceo 65 milhões de anos

Portanto já no período cretáceo da era mesozoica as placas continuaram se afastando e américa do norte e separou-se da Europa. Sendo assim desde uns 35 milhões de anos atrás a configuração da superfície do planeta é mais ou menos esta como conhecemos.

Contudo o deslocamento das placas continentais promoveu o choque ou o encontro entre as placas. Se observamos o encontro da placa indiana com a placa asiática a grande pressão deste encontro permitiu a formação de uma grande cadeia montanhosa o Himalaia.

O Himalaia é o ponto mais elevado do planeta que é o Everest. Em resumo esta é a teoria da deriva continental ou seja a separação e o movimento dos continentes.

Pangeia evidencia de que ela existiu

Há diversas evidências que apoiam a teoria da Pangeia. A principal delas é a existência de rochas semelhantes em diversos continentes que apontam para uma origem comum.

Além disso, os continentes apresentam semelhanças na formação de montanhas e vales. O que também indica que eles estiveram unidos em algum momento. Igualmente fossei da mesma espécies também encontrados em continentes diferentes o que corrobora para a teoria.

Outra evidência da unidade dos continentes é a similaridade na composição da crosta terrestre. A crosta terrestre é a camada mais externa da Terra e é composta por rochas ígneas. Essa composição é semelhante em todos os continentes, o que indica que os mesmos processos geológicos ocorreram em todos eles.

A teoria da Pangeia também é apoiada pelas teorias da deriva dos continentes (movimentos) e da tectônica de placas. Essas teorias afirmam que os continentes se movem sobre a superfície da Terra e que a crosta terrestre é composta por várias placas tectônicas. Essas placas se movem sobre um manto líquido que é responsável pelo movimento dos continentes.

Leiam também outros de nossos artigos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.