As plantas medicinais também estão no nosso dia a dia. Não é só na cozinha que os alimentos como as ervas podem dar um toque especial em nossos paladares, mas também trazer benefícios à saúde.
Há quem prefira apostar nos benefícios das ervas e plantas para curar doenças como infecções, gripes, resfriados, e mesmo na prevenção de outros problemas de saúde, como indigestão e prisão de ventre.
As pessoas também enxergam nelas uma forma de alcançar maior qualidade de vida, utilizando esses ingredientes para produzir chás para se manterem calmos ou para limpar o organismo de impurezas.
Como utilizar as plantas medicinais
Para variar as suas formas naturais de tratamento e prevenção de doenças, preparamos um guia especial de temperos. Isso mesmo! Além da sua função na culinária, eles podem ainda garantir o seu bem-estar e afastar as dores. Antes, porém, confira algumas dicas para melhor aproveitar esses ingredientes poderosos.
- 1 Faça as receitas no momento em que for consumi-las. Muitos alimentos perdem suas propriedades medicinais logo após o preparo.
- 2 Utilize somente água filtrada no preparo de chás, sucos e medicamentos caseiros.
- 3 Siga o modo de preparo das receitas corretamente e tenha atenção redobrada nas contraindicações.
Importante! Nunca substitua nenhuma recomendação ou medicamento prescrito por seu médico pelos tratamentos caseiros!
Manjericão
Sabor, saúde e proteção em um mesmo lugar. O manjericão é uma planta muito cheia rosa e conhecida entre a maioria das pessoas, pois é utilizada frequentemente para temperar carnes e, principalmente, massas – quem nunca comeu uma pizza que tivesse o sabor marcante dessa folha, não é mesmo?
Mas, além de deixar o paladar dos pratos ainda melhores, o manjericão também traz diversos benefícios à saúde. Ele pode, por exemplo, facilitar a digestão das gorduras e auxiliar no bem-estar do estômago, como no alívio da azia e da má digestão.
Além disso, é recomendado para blindar os organismos de gripes e resfriados. Contudo, seu chá, quando utilizado para gargarejos e bochechos, ameniza dores de garganta e aftas.
Chá contra dor de garganta
Ingredientes:
- 2 copos (500ml) de água
- 1 colher (sobremesa) de folhas frescas de manjericão
- 1 colher (sopa) de mel
Modo de preparo
Ferva a água e o manjericão. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe, misture o mel e beba 2 xícaras (400ml) por dia.
Dica extra! Por causa do seu aroma forte, o manjericão atua como repelente. Por isso, ter a planta em casa ajuda a afastar mosquitos.