Desde 1608, as pessoas conseguem ver os planetas como discos através de telescópio. Hoje em dia, é possível observá-los sem a necessidade de equipamentos sofisticados, desde que estejam em condições climáticas favoráveis e sem interferência da poluição luminosa das cidades.
Em primeiro lugar, observar o céu é algo fascinante e enriquecedor. Desde os tempos antigos, as pessoas se encantam com os astros que brilham no firmamento, especialmente com os planetas que são visíveis a olho nu.
Entretanto, foi em 1608 que os planetas começaram a ser vistos como discos, graças à invenção do telescópio.
Ah!!! Não deixe de fazer pesquisa aqui no nosso site de assunto relacionados a este tema e outros de seus interesses. Para isto vá ao campo de busca do site e digite a palavra que você quer.
Telescópio e suas curiosidades
Bem, primeiramente vamos ver algumas curiosidades de como o telescópio ajudou a humanidade a ver os planetas aqui da Terra e logo em seguida veremos sua origem.
- Até o telescópio ser inventado, ninguém podia ver que os planetas eram mundos, não pontos de luz.
- A ideia de que o nosso mundo, talvez, não fosse o único, foi revolucionária. O filósofo italiano Giordano Bruno foi queimado em uma fogueira em 1600 por sugerir (entre outras ideias radicais) que poderia haver outros mundos com outros seres.
- Antes do telescópio, a forma como os planetas se moviam, e não cintilavam. mostrou que eles não eram iguais às estrelas. Mas isso é tudo que alguém sabia.
- Mesmo em 1608, os telescópios não eram potentes o suficiente para mostrar como eram os cinco planetas visíveis – que três são rochosos e dois, feitos de gás.
- O primeiro a observar um planeta com telescópio foi Galileu Galilei
Telescópio – Planetas são discos?
A princípio, com a ajuda de um telescópio, Galileu Galilei foi o primeiro a observar Júpiter e suas luas em 1610. Porém, já em 1908 um novo telescópio pode observar melhor os planetas e nos mostrar outras coisas curiosas quando eram observado; que no caso eram as galáxias.
A partir daí, o telescópios foi evoluindo e outros astrônomos também começaram a investigar os planetas com mais detalhes, descobrindo novas características e propriedades.
Bem, hoje em dia podemos afirmar que os planetas não são discos. Mas, observar os planetas como discos é uma forma de compreender melhor a estrutura e a dinâmica do sistema solar, além de despertar a curiosidade e o fascínio pelas maravilhas do universo.
A poluição luminosa
Hoje em dia, mesmo sem telescópios, é possível observar os planetas como discos brilhantes quando estão próximos à Terra e em condições climáticas favoráveis. Vênus, por exemplo, é um dos mais brilhantes e pode ser visto com facilidade logo após o pôr do sol ou antes do nascer do sol. Júpiter, Saturno e Marte também são bastante visíveis em certas épocas do ano.
No entanto, a poluição luminosa das cidades pode prejudicar a observação do céu, dificultando a visualização dos planetas e das estrelas. Por isso, é importante buscar locais distantes da iluminação artificial para ter uma visão mais ampla e clara do universo.
Sendo assim, os telescópios podem nos mostrar detalhes dos planetas, pois eles podem perfurar algumas poluições luminosas, assim sendo muito eficaz na suas observações para estudos de planetas, estrelas e outros astros.