tímidos

Os Tímidos são Poderosos! Veja as vantagens

Já percebeu que por muito tempo os tímidos ou reservados eram visto como um problema? De fato, no passado eram os extrovertidos que viravam chefes e perfis a serem seguidos.

Porém, nos dias atuais parece que o jogo virou, não é mesmo? Isso se dá ao fato das qualidades dos quietos, que são ótimos em concentração e produtividade.

Tímidos tem muitas vantagens

De fato ser introvertido tem seus benefícios. Em um experimento, foram distribuídos labirintos impressos para um grupo de 50 pessoas. Os introvertidos se saíram melhor, não por serem mais inteligentes mas pelo fato de serem pacientes.

Diferente do extrovertido que não conseguiram associar as imagens por um logo período de tempo para encontrar as respostas. Pois os introvertidos em situações como essa, que exige calma e concentração foram os que se destacaram.

Inclusive, os tímidos se destacam em tarefas individuais. De fato, um perfil nada ousado e mais calado não se encaixa naquele estereótipo de chefe… mas são ótimos lideres.

Ou seja, colocar pessoas tímidas no comando tem muitas vantagens! Vamos aos exemplos: Pessoas extrovertidas na maioria das vezes acabam não aceitando opiniões que vá direto ao ponto de sua liderança.

Já os introvertidos, não tem medo de ouvir o que as pessoas tem a falar e escutam sua equipe. Portanto é um líder que irá ouvir seus subordinados e aproveitar o máximo o que é bom e descartar o que é ruim.

Em suma as vantagens dos tímidos são:

  • Poder de concentração
  • Realizar e solucionar tarefas difíceis
  • Resiliência
  • Não tem medo de mudanças

A timidez não é um problema

Se você pensa em mudar a personalidade da introversão para extroversão não é algo fácil, por um motivo, a sua genética! Portanto, ser um falastrão e querer ser o centro das atenções não é tão simples assim.

Segundo um estudos cientifico, o cérebro de pessoas tímidas e extrovertidas relaxam de formas diferentes. No nosso cérebro existe a acetilcolina, neurotransmissor responsável pela memória e elaboração de planos e objetivos, estão presentes de forma intensa nos introvertidos.

Já os extrovertidos liberam uma alta dose de dopamina, neurotransmissor ligado às sensações de prazer e recompensas.

Portanto, a sua genética ajuda a compreender essa diferença de comportamento. Claro, há casos que existem exceções, mas perceba que um grupo de família costuma ter características semelhantes de comportamento.

De fato, os tímidos em um ambiente de festa costumam ficar retraídos, acabam não se sentindo “relaxados” ou à vontade. Já os extrovertidos, não se sentem confortáveis em ler um livro por horas, pois é um momento de relaxamento e ele necessita da dopamina.

Portanto, é tranquilo afirmar que timidez não é um problema! É apenas uma outra forma de se expressar.

Os tímidos no início do Século XX

Tudo começou com o avanço da comunicação, como por exemplo o rádio e através do crescimento rápido das cidades.

Em suma, a maioria da população vivia no campo. Para se ter uma ideia, em uma vizinhança rural entre dez ou quinze famílias, no geral eram todos bem próximos, até mesmos os tímidos.

Porém com o passar dos anos, as cidades cresceram e os vizinhos passaram de 50 para 500 famílias. E então a cada ano os números dobravam. A partir daí, surge a questão de como causar uma boa impressão com as pessoas com quem não se conhecia.

Então pessoas extrovertidas acabaram se dando bem, pois tinham um certo dom para se comunicar, ou seja, dialogavam com mais segurança e vendiam melhor o seu “peixe”.

De fato, com o passar dos anos a partir do ano 1930 e outras décadas, onde o rádio, a TV e tantos outros canais de comunicação avançavam, ser sociável passou a ser quase uma obrigação para quem queria se dar bem.

Conclusão

Em suma, apesar que no passado os tímidos sofreram por não serem tão “descolados” como os extrovertidos, isso não impede que nos dias atuais esses dois opostos possam se dar bem.

Portanto, os tímidos cheio de talentos não devem colocar tudo isso em uma caixa e se esconderem, da mesma forma os extrovertidos não podem perder o foco a cada 30 minutos e pegar um cafezinho na copa da empresa.

Assim, juntos os dois perfis podem evitar o excesso de comodismo dos tímidos e risco exagerado dos ousados.

Já que cheou até aqui, visite nossas redes sociais Facebook | Pinterest | Instagram.

Fonte de pesquisa : Fatos interessantes.

Comentários