Pesquisar
Close this search box.
superstição

Você acredita em superstição? Entenda o que é e suas origens

Nem todos confessam que acreditam em superstição, mas passadas de geração em geração as superstições populares ganham terreno, espalham-se e resistem ao tempo e ao avanço da tecnologia.

Objetos que protegem o seu dono fazem parte dessa cultura, na qual mau-olhado e azar são evitados a todo o custo. Portanto aqui você vai conhecer inúmeras superstições de vários lugares e culturas. Sendo assim vamos conhecer superstição de azar e sorte.

Inicialmente, você acredita em superstição? Antes de tudo, veja algumas delas: você passaria de baixo de uma escada? Você usa pé de coelho como chaveiro? Você pula 7 ondas no ano novo quando esta na praia? Ou seja, você é supersticioso? Ah! Não esqueça de ver assuntos relacionados aqui no site. Isto no nosso campo de busca.

Superstição todo cuidado é pouco

Quantas vezes você já viu alguém andando na rua, que, de repente, fez um enorme desvio só para não passar embaixo de uma escada? Pois é, não existe nenhuma comprovação de que as crendices funcionem, mas muita gente acredita nelas.

Algumas dessas crendices dizem que passar embaixo de escada da azar. Quebrar um espelho, então, é problema na certa: sete anos de azar. E dizem também que quando se vê um gato preto numa sexta-feira 13 é melhor fazer o sinal-da-cruz para evitar má sorte.

Além disso, tem até o chinelo virado, dizem que se ele estiver de ponta cabeça a sua mãe vai morrer. Outra superstição é o do guarda chuva aberto dentro de casa, esse traz azar. Ah! ver a noiva antes do casamento então nem pensar rsrsrs.

Superstição proteção garantida

Os mais supersticiosos acreditam que alguns objetos que alguns objetos têm a função mágica de proteger seus donos. Por isso, tem gente que não vai a lugar nenhum sem carregá-lo. É o caso da figa, tradicional amuleto antiazar, que pode ser de metal ou de madeira e tem o formato de uma mão.

Sendo assim, os patuás são pequenos saquinhos que contêm rezas e símbolos para proteção. O dente de alho é usado por algumas pessoas como uma arma natural para evitar o mau-olhado. Entre as plantas, a arruda é considerada essencial para proteger os ambientes de energia negativas.

Portanto existem inúmeras superstição de sorte e vou deixar mais algumas. Chaveiro de pé de coelho, trevo na carteira, ferradura atrás da porta, jogar sal sobre o ombro esquerdo e entre outros.

Crendices famosas

Contudo, muitas são as crendices e superstições do nosso folclore. Apesar de não haver nada que prove que elas realmente sejam eficazes, inúmeras pessoas crêem nelas. Veja se você conhece mais superstição:

  • Viu uma vassoura caída? É indício de má sorte.
  • Sua mão esquerda coçou? Então prepare-se, porque é dinheiro que vai entrar.
  • Ops, foi a direita que coçou? É melhor preparar-se em dobro, porque é dinheiro que vai sair.
  • Quer se livrar da visita de pessoas indesejáveis? O truque é colocar uma vassoura atrás da porta.
  • Viu uma mosca rondando ou está com tremor na pálpebra? É noticia que vai chegar.
  • Viu uma estrela cadente? Faça um pedido, porque, segundo a crença de muita gente, é garantia de que ele vai se realizar.

Referência: livro folclore (pg. 32-33).

Conheça outros de nosso artigos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.