Pesquisar
Close this search box.
História das Fadas

História das fadas como elas surgiram e suas origens

A história das fadas são antigas e remontam aos primórdios da história humana de diversas formas. Estes seres mágicos aparecem em culturas de todo o mundo.

Mas o que é que torna estes seres tão atraentes para as pessoas? Vamos aqui mais abaixo falar sobre as fadas separadamente, para que possamos entender suas histórias e origem.

História das fadas um resumo sobre elas

Independentemente da verdade histórica por trás das crenças nas fadas, estas criaturas continuam a fascinar as pessoas. Talvez seja porque elas simbolizam o mistério e o desconhecido, ou porque nos permitem sonhar com uma vida mágica e encantada.

Embora possam ter diferentes aparências, geralmente as fadas são representadas como criaturas menores de aspecto frágil e delicado. Normalmente habitam locais isolados, como florestas, montanhas ou lagos. São conhecidas por serem capazes de realizar feitiços e transformações.

Há muitas lendas sobre as história das fadas. De acordo com algumas delas, estes seres mágicos são capazes de influenciar o destino das pessoas, trazendo boa sorte ou mau-olhado. Alguns acreditam que elas possuem poderes sobrenaturais e que podem ajudar as pessoas a resolver seus problemas.

Por outro lado, também existem histórias de fadas que trazem problemas e desgraças. Contudo estas criaturas podem ser maléficas e causar doenças, acidentes ou até mesmo a morte. Agora vamos falar separadamente de cada uma delas.

A origem das fadas na Europa

De acordo com vários povos da Europa passada, fadas se destacam principalmente nos mitos celtas, nórdicos e germânicos. Seu nome é a variação do latim da palavra fata: que é o plural de fatum; que significa destino. Já que segundo esses povos elas seriam influenciadores do destino.

No entanto infelizmente a origem delas ainda é incerta, porque a sua história é muito muito antiga. Portanto a teoria mais aceita pelos estudiosos, é que o mito da fadas tenha surgido lá na mitologia grega e após a invasão dos Romanos.

Contudo esse mito acabou se espalhando e se misturando com os mitos de outras regiões da Europa. Dessa forma ao lado dos elfos, guinomos e goblins.

As fadas conhecidas como seres bons e maus.

Entretanto as fadas ficaram conhecidas como espíritos protetores da natureza, guia dos animais e dos humanos. Por isso muitas pessoas começaram a acreditar que se uma fada entrasse em contato com uma pessoa que realmente acreditasse nela, ela poderia mudar totalmente o destino dessa pessoa.

Por consequência dando a ele aquela ajudinha com os seres maldosos e as pessoas malignas. Contudo se tornando assim uma espécie mágica de heroína que sempre protege o bonzinho da história. Portanto, com o passar do tempo e com influência do cristianismo, as fadas chegaram a ser caracterizados como os seres malignos e demoníacos.

Sobretudo muitos europeus começaram a cultuá-las, acreditando que elas eram réplicas em miniatura das almas das pessoas que haviam morrido no passado. Além disso, eles acreditavam que elas eram pequenas almas que viviam ao redor dos túmulos. Esperando o dia do juízo final para se reencontrar com seus corpos.

As fadas contadas em livros e filmes

Mas no final da idade média essa visão das fadas ficou esquecida. Dessa forma seu significado passou a ser mais adoçado, graças aos livros de cavalaria que foram achados do submundo dos mortos e as transformaram em seres graciosos.

Assim com passar dos anos ficaram mundialmente famosas. Graças aos contos de fadas escritos pelos irmãos Grimm e por Hans Christian Anderson. Portanto estes contos as imortalizaram como os seres mágicos encantadores e cheias de luz.

No entanto pode depender de cada história as fadas aparecerem de tamanho de um ser humano ou de um tamanho de um inseto.

Nesse sentido podemos ver fadas representadas com a altura de uma mulher. Assim como acontece no clássico Cinderella, mas também podem surgir na figura de um ser pequenino como a famosa Sininho de Peter Pan.

Fadas também são cultuadas e tem sua religião

Contudo outro fato interessante sobre as fadas é que elas ainda são cultuados por pessoas adeptas a teosofia. Em síntese é o conjunto de doutrinas místicas, ocultistas e especulativos que buscam conhecimento dos mistérios da vida e da natureza. Nesse sentido costumam criar pequenos Altares com flores e cristais, onde oferecem doces a elas. Já que em algumas tradições os doces são os alimentos favoritos das fadas.

Os tipos de fadas nas religiões

Contudo nessa doutrina as fadas São divididas em diversas funções. Portanto segundo eles existem as fadas das nuvens, que são portadoras de elevada inteligência e sua principal atividade é transferir luz para as plantas.

As fadas da tempestade que possuem grande energia e circulam sobre as florestas e ao redor dos Picos das montanhas. Fadas ligadas ao fogo que vivem perto de fogueiras, lareiras ou até mesmo vulcões.

As fadas aquáticas que habitavam os rios cachoeiras e Lagoas. E também as fadas ligadas à terra e as fadas ligadas ao ar.

Mas e você, acredita na existência delas? Me conta aqui nos comentários a sua opinião sobre mitologia, lendas e civilizações antigas. Há e também deixe sugestão de outras história que você gostaria de saber a origem delas.

Conclusão da História das fadas

Apesar de existirem diversas lendas sobre fadas, há pouca evidência histórica de que estes seres tenham realmente existido. No entanto, existem que acreditem nas fadas e reflitam alguma realidade, talvez ligada aos espíritos dos mortos ou a outras forças da natureza.

No entanto, é importante lembrar que as fadas não são seres reais e que as lendas sobre eles devem ser encaradas apenas como histórias.

Independentemente da verdade histórica por trás das crenças nas fadas, estas criaturas continuam a fascinar as pessoas. Talvez seja porque elas simbolizam o mistério e o desconhecido, ou porque nos permitem sonhar com uma vida mágica e encantada.

Leia em nosso site outros artigos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.