Você sabia que a metamorfose é um processo pelo qual uma lagarta se transforma em borboleta? Essa é apenas uma das muitas transformações que acontecem no corpo da lagarta.
Podemos encontrar borboletas e mariposas de diferentes cores, formas, tamanhos, e padrões. Mas, as duas possuem algo em comum, todas já foram uma lagarta em algum momento da sua vida.
Certos insetos, como as borboletas e mariposas passam por mudanças em sua estrutura e na forma do seu corpo. Esse processo especial chamamos de metamorfose. Que significa resumidamente: mudar de forma. Então fica uma pergunta: Quem nasceu primeiro a lagarta ou a borboleta?
O Início de vida de uma lagarta
Inicialmente a mamãe borboleta voará de planta em planta, escolhendo um local especial para colocar os seus ovos. Com o passar do tempo, pequenas lagartinhas esfomeadas vão sair desses ovos. Prontas para mastigar intensamente as folhas ao seu redor, elas vão se alimentar, e se alimentar, o bastante para crescerem.
Assim, vão se tornando cada vez maiores, não cabendo mais em seu exoesqueleto, por isso acabam trocando, esse exoesqueleto, algumas vezes. Após algumas mudas a lagarta vai buscar um galho seguro para repousar. Então lagarta comem folhas até não cabendo mais em si mesma e assim pronta para seu primeiro estagio de metamorfose que se chama pupa.
O início da metamorfose da lagarta
Portanto lá ela se pendura de cabeça para baixo, entrando em estado de pupa. Esse é o estado intermediário entre lagarta e borboleta. Nessa fase o inseto não se alimenta e sobrevive de suas reservas, Ficando preso dentro da crisálida. Uma informação importante crisálida é diferente de casulo . A crisálida é o nome dado a pupa. Algumas espécie de lagarta/borboleta não tecem casulo e então a crisália fica visível.
Contudo a crisálida tem uma casca dura para proteger a pupa. A pupa então vai se desenvolvendo dentro da crisálida, cria pernas, asas, antenas. Assim se torna um inseto completamente diferente, uma linda borboleta. Depois de formada completamente, a borboleta sai da crisálida.
Metamorfose da lagarta agora uma borboleta polinizadora
Agora, essa linda borboleta vai se alimentar de néctar e outros sucos, o que a torna mais leve e preparada para voar. Uma lagarta pode se tornar uma linda borboleta.
Na vida adulta ao descobrirem o voo amplia uma busca por novas formas de alimentação e dizemos então que existem duas principais fontes de Néctar e frutos.
Assim chamamos frutívoras as borboletas que se alimentam de frutos em geral já em composição. E dizemos que são nectarinas aquelas que se alimentam do néctar das Flores. Essa forma de alimentação favorece a polinização pois as borboletas acabam transportando o pólen de uma flor a outra.
Alimentação da borboleta
Diferentes espécies de borboletas podem buscar nutrientes do solo, orvalho e outros líquidos e até mesmo o suor de um humano quando pousado em você. Pode se alimentar do fluido de uma borboleta morta já envolvidas por teias de aranha. E umas das suas estranhas fontes de alimentação estão as fezes de outros animais.
As borboletas são mesmo muito versáteis em suas fontes alimentares recorrem a parte do eu próprio ovo, folhas, flores, frutos, líquidos nutrientes do solo, suor humano, suas parentes ( borboleta já mortas) e até fezes. Peculiar não?
Conclusão
O ciclo começa tudo de novo. A borboleta se alimentam dos néctar, ajudando na polinização e novamente colocam seu ovos. Contudo dos ovos novamente vem as lagartas que vão se alimentar das folhas e algumas fazer seus famosos casulos.
Assim a metamorfose futura de uma lagarta é virar uma borboleta.
Essa é apenas uma das muitas transformações que acontecem no corpo da lagarta.
Então fica a pergunta: Quem nasceu primeiro a lagarta ou a borboleta?