Sem duvida a poluição da água traz alterações de sua qualidade para o consumo humano, animais e solos. Portanto a tornam imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nelas habitam.
Ação humana
Contudo, a ação humana é a principal responsável pela poluição da água. Certamente as principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, atividades domésticas e as atividades industriais.
Em resumo a atividade agrícola é potencialmente poluidora. Sem duvida os pesticidas e fertilizantes químicos que são utilizadas contem substâncias tóxicas.
Poluição agrícolas
Certamente quando produtos químicos são lançados nas plantações não teremos bons resultados. Logo depois estas substâncias serão dissolvidas e arrastadas pela água da chuva. Assim contaminando os rios, lagos e o solo.
Portanto gerando impactos ambientais significativos no ecossistema. As atividades industriais podem gerar uma série de resíduos tóxicos.
No entanto esses resíduos poluem diretamente os rios e mares ou ainda depositados sobre o solo assim podendo atingir águas subterrâneas por infiltração.
Poluição de petróleo
A exploração petrolífera em águas subterrâneas é outra atividade que pode poluir ambientes aquáticos. Sobretudo principalmente pelo vazamento do petróleo no mar, gerando desastres ecológicos.
Além do vazamento na fase de exploração, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.
Poluição doméstica
Já a atividade doméstica tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton e de algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio.
Contudo o esgoto doméstico contém micro-organismos patogênicos, bem como, parasitas e seus ovos estão presentes nas fezes de pessoas infectadas.
Muitas cidades não possuem redes de esgotos, que acabam sendo despejados diretamente sem nenhum tratamento em córregos, represas e rios contaminando esses ambientes.
Poluição de Lixos
A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados e lixões a céu aberto. Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático.
O chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre diretamente em direção aos rios.
Falta de Saneamento básico
Portanto a falta de saneamento básico é outro fator responsável pela poluição das águas. Se bem que para eliminar a contaminação de micro-organismos patogênicos onde a agua não recebe um tratamento adequado, é necessário que a agua seja fervida ou clorada.
Os filtros caseiros de água em geral retêm impurezas suspensas, porém não eliminam microrganismos patogênicos.
Já a fervura da água, por pelo menos quinze minutos, mata a maior parte desses organismos. É importante ressaltar que nenhum desses processos elimina a contaminação por substâncias tóxicas.