Pesquisar
Close this search box.
Por que Plutão deixou de ser um planeta

Por que Plutão deixou de ser um planeta? Estudo da astronomia

Você sabe porque o Plutão deixou de ser um Planeta? Primeiramente, considerava-se Plutão como o nono planeta do sistema solar, um pequeno mundo gelado nos confins de nosso sistema solar.

No entanto, em 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) reclassificou Plutão como um “planeta-anão”, gerando debates e discussões entre cientistas e entusiastas da astronomia.

sendo assim, neste artigo, vamos explorar as razões por trás da reclassificação de Plutão e por que ele deixou de ser considerado um planeta. Ah! Antes de tudo não deixe de conhecer outros de nossos artigos como: Existem extraterrestre? Conheça 10 fatos reais de Alienígenas e Existem mundo Paralelos?

Porque Plutão deixou de ser um planeta ‘Estudo (UAI)’

Após adotarem essa nova definição, os astrônomos não conseguiram mais classificar Plutão como um planeta de acordo com os critérios estabelecidos pela UAI.

Sua órbita no Cinturão de Kuiper, uma região cheia de outros corpos celestes, mostrou que Plutão não “limpou” sua órbita, já que compartilha espaço com uma grande quantidade de outros objetos semelhantes.

Os astrônomos escolheram reclassificar Plutão como um “planeta-anão”, uma categoria que engloba corpos celestes com características semelhantes às de um planeta. Mas que não satisfazem todos os critérios para serem considerados como tal.

Essa reclassificação desencadeou debates e discussões entre cientistas e entusiastas da astronomia. Assim, marcando um momento significativo na história da exploração espacial e na compreensão de nosso sistema solar.

Curiosidades do Planeta Plutão

Se você pudesse juntar toda a água da Terra e transformá-la em uma bola, ela teria 692 km de diâmetro.

Diâmetro do planetaDiâmetro da esfera de águaDiâmetro da esfera de gelo
Terra12.742 km1.368 km428 km
Plutão2.377 km1.255 km1.850 km
  • Se você fizesse a mesma coisa com Plutão, drenando seu imenso oceano subterrâneo de água e amônia, formaria uma bola com 1.368 km de diâmetro. E você poderia fazer outra bola com o gelo de Plutão, com impressionantes 1.850 km de diâmetro – maior que a bola de toda a água líquida e o gelo da Terra.
  • O imenso oceano de Plutão se estende por todo o planeta sob uma grossa crosta de gelo. Mas é uma mistura química venenosa que não ficará cheia de criaturas marinhas plutônicas.

Corpos Celestes igual a Plutão no Cinturão de Kuiper

Além da redefinição de “planeta” pela UAI, a descoberta de outros corpos celestes semelhantes a Plutão no Cinturão de Kuiper também influenciou sua reclassificação. O Cinturão de Kuiper é uma região além da órbita de Netuno, onde milhares de objetos gelados e pequenos estão em órbita ao redor do Sol.

Muitos desses objetos compartilham características semelhantes às de Plutão. Assim suscitando questionamentos sobre por que os outros corpos similares não recebiam a classificação de planetas, enquanto Plutão a possuía.

Embora tenha sido um dos nove planetas reconhecidos por décadas, a reclassificação de Plutão como um planeta-anão marcou um marco significativo na história da astronomia moderna. Essa mudança desencadeou debates sobre como definir e classificar corpos celestes e continua a ser um tópico de interesse e discussão entre cientistas e entusiastas da astronomia.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.