Pesquisar
Close this search box.
Sistema Cardiovascular

Estudo resumido do sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular é estudo bem complexo, mas aqui você vai aprender de forma simples e objetiva.

Acredito que todos nós já sofremos um corte não é mesmo? Quando isso acontece ficamos mal não só com a dor mas também com a quantidade de sangue que vemos sair do ferimento.

E falando nisso, você sabia que aproximadamente 8% do peso de uma pessoa corresponde ao volume no seu corpo?

E por de baixo da pele nós temos muito desses sangue Circulando. Mas o que faz ele circulas? Este é o trabalho do Sistema Cardiovascular, cuja a função é conduzir o sangue por todas as partes do nosso corpo.

O Sistema Cardiovascular que é também chamado de sistema circulatório, transporta o sangue pelo organismo; levando para diversas partes do corpo muitas substâncias como nutrientes e oxigênio, para que a células trabalhe e nos mantenhamos vivos.

Transportes do sangue

O transporte dos sangue é feita através dos vasos sanguíneos, que levam e retiram o sangue no principal órgão desse sistema o coração . Portanto para iniciar vamos conhecer quem são estes componentes.

Componente do sistema cardiovascular

Sangue: O sangue é um tecido do nosso corpo formados por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Através dele as células recebem substâncias nutritivas que necessitam para realizar suas funções ( Alimentos e Oxigênio).

E também elas devolvem aquilo que sobra da atividade celulares como gás carbônico da respiração celular ( Dióxido de Carbono) ou seja, esse fluido circula levando aquilo que é necessário e retirando aquilo que sobra das reações que ocorrem. Essa circulação é feita por uma rede de tubo distribuída por todo nosso corpo.

Vasos Sanguíneo: Os vasos sanguíneos são os tubo do sistema circulatório por onde o sangue passa. Os vasos sanguíneos são Artérias, veias e vasos capilares.
As Artérias são vasos que saem do coração e transportam o sangue para outras partes do corpo.

As veias são vasos que transportam do tecido do corpo de volta para o coração.
O vasos capilares são as ramificações microscópicas do sistema circulatório que permitem a troca de substancia entre o sangue e o tecido do corpo

Coração: O Coração é um órgão muscular que se localiza na caixa torastica entre os pulmões, cuja a função é bombear o sangue para o nosso corpo. Assim o oco e musculoso envolvido por uma membrana cujo o nome é pericárdio.

Internamente as cavidades cardíacas são revestidas pela membrana chamada endocárdio, suas paredes são constituídas por um músculo, o miocárdio, que é responsável pelas contrações do coração.

Miocárdio

O miocárdio apresenta internamente quatro atividades duas superiores denominada átrios ( esquerdo e direito) e duas inferiores chamadas ventrículo (esquerdo e direito) .Enquanto os Átrios são responsáveis pela entrada do sangue no coração os ventrículos são reesposáveis pela saída de sangue para o organismo.

Importante destacar também que o lado esquerdo do coração possui sangue rico em oxigênio, enquanto que o lado direito possui sangue rico em gás carbônico. Para impedir os refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios existem as válvulas ( válvulas Tricúspide e válvula Mitral ou Bicúspide).

Funcionamento do sistema cardiovascular

O Fluxo de sangue no sistema circulatório é continuo e para isso o coração realiza dois movimentos, sístole e diástole ou seja contração e relaxamento.

Sístole: é o movimento de contração em que o sangue é bombeado do coração para o corpo.

Diástole: é o movimento de relaxamento quando o coração se enche de sangue.

Isto tem a ver com os nossos batimentos cardíacos, eles representam a entrada e saída de sangue no coração.

Portanto no ciclo cardíaco são produzidos os batimentos, sendo que a primeira batida corresponde a sístole e a segunda marca o início da diástoles. Contudo de maneira simplificada podemos dizer que o coração funciona como uma bomba dupla, o lado esquerdo do órgão bambeia o sangue arterial rico em oxigênio para toda parte do corpo e o lado direito bombeia o sangue venoso rico em gás carbônico para os pulmões.

Veja também outros artigos

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.