A história da Dona Florinda é cercado de mistérios e perguntas que nunca foram respondidas, como por exemplo a do verdadeiro nome do personagem que jamais foi revelado.
Sendo assim vamos contar sua história, onde seu criador Roberto Gómes Bolaños nos revela sua origem.
Antes de contar a história da Dona Florinda, temos aqui também as historias dos outros personagens como: Seu Madruga, Chiquinha, Quico, Chaves e Prof. Girafales.
Como surgiu a personagem Dona Florinda
Florinda Corcuera , viúva do marinheiro Frederico Matalascallando, mais conhecida como Dona Florinda é uma dos personagens principais da série Chaves interpretada por Florinda Meza.
Roberto Bolãnos fez a personagem Dona Florinda como uma metáfora, demonstrando que mesmo pessoas normalmente azedas podem ter sentimentos bons dentro de si.
Sendo assim Florinda normalmente ocupa um papel de antagônico ( uma pessoa que tem ideias diferente das outras) ao longo dos episódios. Contudo em algumas ocasiões, ela demonstra empatia ( uma pessoa que se coloca no lugar do outro) por personagens com os quais normalmente tem atrito.
Dona Florinda uma mulher rica e agora pobre
Dona Florinda uma senhora quase sempre rude, grossa e egocêntrica, Em resumo Dona Florinda mora no apartamento 14, viúva de um capitão da marinha chamado Federico. Portanto Florinda cria sozinha seu filho Quico. Pertencia à alta sociedade, e foi riquíssima durante seu casamento com Federico, tinha mais dinheiro que o próprio Sr. Barriga.
Entretanto, depois de ficar viúva, não conseguiu bons empregos, e com o passar do tempo foi tendo cada vez menos dinheiro. Dessa forma, sua única opção é conviver com os que considera gentalha, sobrevivendo com o que recebe de pensão da morte do marido falecido.
Dona Florinda não gosta da vila
De fato Florinda detesta a vila onde mora e pretende um dia deixar o lugar. Seu sonho é se mudar para um local de mais categoria.
Neste sentido Florinda gasta o pouco dinheiro tem comprando mimos para seu filho, a quem protege com unhas e dentes. Em resumo Vê todos na vila como molambentos e pobres, não se importando em parecer simpática.
Um personagem que Florinda pegava no pé era o Seu Madruga, ele vivia tomando bofetadas dela.
Restaurante
Nos últimos episódios de Chves, Dona Florinda é aconselhada pelo Prof. Girafales, a comprar o botequim da esquina, e depois transformar em um restaurante. Na verdade segundo Roberto Bolaños, o restaurante foi uma criação para dar um novo ar e uma nova função a Dona Florinda.
Pois os personagens de Carlos Villagrán, o Quico, e Ramón Valdéz, o Seu Madruga, não estavam trabalhando mais nos seriados. Por este motivo Florinda ficou apagada em alguns episódios. Talvez mesmo sem querer, Florinda acabou tornando-se um pouco mais gentil nesta fase.
Bordões
“Professor Girafales…”
“… Que milagre o senhor por aqui…”
“… Oh! Muito obrigada. Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?”
“… Mas é claro que não. Pode entrar”
“Vamos tesouro/quico e não se junte/misture com essa gentalha!”
“E da próxima vez, vá fazer isso para a sua avó!”
Tinha que ser o Chaves mesmo/de novo