A história do Chapolin Colorado Lane (no original Chapulín Colorado), também conhecido como Polegar Vermelho e Vermelhinho é um personagem criado e interpretado por Roberto Bolaños.
O super-herói foi astro do programa “El Chapulín Colorado”, de 1970 até 1979.
Como surgiu Chapolin Colorado
Segundo Roberto Bolaños, Chapolin foi criado como forma de protesto contra os super-heróis enlatados norte-americanos, e também para mostrar a força acovardada da América Latina. Chapolín é uma espécie de gafanhoto comestível muito apreciada no México.
Portanto sua criação vem bater de frente com os famosos heróis americanos como: homem-aranha e o Batman ( homem morcego). Sendo assim, o Chapolin Colorado é um herói homem gafanhoto.
A família do Chapolin Colorado
De fato teve um episódio, onde seu pai chamava-se Calça Vermelha e Curta “Pantaleon Colorado y Roto”, e sua mãe, “Luisa Lane” (piada ao nome Lois Lane, de Superman). Uma indireta aos heróis americanos (rsrsrsrs), grande Roberto Bolaños.
Origem do nome Chapolin Colorado
Sobretudo o padrinho de Bolaños estudava e colecionava insetos. Então, ele escreveu o nome de 4 insetos em pedaços de papéis e os colocou dentro de um chapéu, pediu que alguém sorteasse, e, assim, veio o nome “Chapulín” (Gafanhoto). Os outros três insetos eram Libélula, Escarabajo (Escaravelho) e Gorgojo (Caruncho).
Portanto, o nome Chapulín Colorado quer dizer, em português, “Gafanhoto Vermelho”, sendo seu nome completo “Chapulín Colorado Lane”. “rsrsrsrs”
O herói do México
Seja como for, Chapolin é o inverso de todos os super-heróis corajoso. Nesse sentidorlr é medroso, covarde e confuso, isto sem nunca perder a pose. Mas Chapolin é mulherengo (rsrsrs) e sempre tenta disfarçar seu medo diante das mais diversas situações.
Sendo assim mesmo sendo medroso, Chapolin de forma incrível consegue resolver os casos, seja com inteligência ou seja com trapalhadas. Apesar de sua covardia, ele tem um forte senso de heroísmo e responsabilidade social.
Portanto ele nunca falha quando uma pessoa esta em apuros. As pessoas em apuros diz: ” Ó…e agora quem ponderar me defender?” ele aparece dizendo : “EU!!! O Chapolin colorado “. rsrsrsr
Os poderes do Chapolin Colorado
- Marreta Biônica: marreta utilizada como defesa.
- -Pílulas de Polegarina: pílulas usadas para diminuir seu tamanho.
- -Corneta Paralisadora: corneta que, ao ser tocada uma vez, paralisa alguém. Duas vezes, “desparalisa”.
- Voo: Chapolin não exatamente voa, mas pode flutuar, isso foi mostrado em alguns episódios.
- Anteninhas de Vinil: Anteninhas apitam avisando sobre a presença de um inimigo, além de fazer traduções.
- Toque do Chifre Destruidor: Esse golpe é usado no episódio “A casa de chá do luar”
- Teletransporte: No episódio “O pistoleiro da marreta biônica”, Chapolin se teletransporta várias vezes para enganar e vencer o Pistoleiro Veloz.
Poderes engraçados do nosso herói
- Bigode: Não é exatamente uma arma, mas por incrível que pareça, esse disfarce o torna irreconhecível. rsrsr
- Tempo: Na esquete “O vampiro” de 1972, Chapolin não consegue derrotar o Vampiro, então sua única opção é trocar o horário do relógio. Pode parecer imbecil, mas ele acabou vencendo o vampiro.
- Corda: Só é citada em dois episódios: Hospedaria Sem Estrelas(1977) e Dr. Chapatin e as Melancias/O Retorno do Super Sam(1978) (aparece só no Programa Chespirito). Assistam (rsrsrs)
Curiosidade com a roupa do Chapolin Colorado
Inicialmente, Chapolin teria uma roupa verde e que se chamasse chamasse “Chapolin Justiceiro”. Porém, a emissora na qual ele trabalhava (TV TIM, que futuramente se tornaria a atual Televisa) dispunha de apenas 4 tipos de tecidos: preto, branco, azul e vermelho.
O preto era muito fúnebre, além de já existir outro super-herói que usava preto, o Batman. O branco prejudicaria a iluminação do estúdio, O azul seria impróprio para cenas com uso de chroma key, pois se mesclaria com o fundo de mesma cor.
Portanto, o vermelho acabou sendo a opção restante. Quem fez o primeiro uniforme de Chapolin foi Graciela Fernández, a primeira esposa de Chespirito.