A história do Quico é cercado de mimos, confusões e amizades. Um garota amigo do chaves e engraçado.
Sendo assim vamos contar sua história, onde seu criador Roberto Gómes Bolaños nos revela sua origem.
Antes de contar a história do Quico, temos aqui também as historias dos outros personagens como: “Chaves” como: Seu Madruga, Chiquinha, Chaves, Dona Florinda, Prof. Girafales e outros.
Como surgiu o personagem Quico
Roberto Gómez Bolaños teve a ideia para o personagem numa festa de adultos em que vieram umas crianças. Nesta festa havia um menino em particular que Boloños, já não suportava – disse Bolaños – “porque era mimado como ele só”, e tirou muitas coisas daí.
Portatanto a criança dizia “Ouça, diz que sim, não seja mauzinho” e Bolaños pensou “Se alguém me diz isso na vida real, não saberia o que fazer. Então veio ai a ideia do menino mimado como o Quico.
A História do Quico e sua família
Quico é um menino bochechudo e mimado por sua mãe Dona Florinda e tem 9 anos. Seu pai foi um marinheiro que morreu em um naufrágio. Dona Florinda triste com o acontecimento começa a chama-lo de Quico.
Pois assim não lembraria muito de seu marido. Portanto ele leva o nome de seu pai Frederico. Dessa forma Quico se chama na verdade Frederico.
Quico um menino mimado
A principio Quico parece ser meio fresco (provavelmente por influência da mania de grandeza de sua mãe). Dessa forma ele diz que em sua casa só tem toalhas rendadas e bordadas a mão; diz que só come em pratos de porcelana, diz que tudo dele é novo.
Além disso despreza o refresco de Chaves por estar sem gelo. Bem como diz, eu tenho você não tem, posso não emprestar o que é meu, mas dos outros…. e por ai vai.
Enfim ele vive se exibindo para Chave. Sempre que vê o Chaves com um brinquedo mais simples e surrado, aparece com um novo, mais bonito e moderno, se exibe com figurinhas, bolas, roupas e outros. Isto apenas para fazer inveja ao pobre menino.
Confusões do Quico
Em resumo ele é um menino desprovido de inteligência e vive respondendo as perguntas de maneira errada na escolinha do Professor Girafales. Além disso sempre acaba irritando o Seu Madruga, que lhe dá um beliscão.
Por fim Quico sai correndo e conta para sua mãe, e a mesma bate em Seu Madruga, Quico o chama de gentalha e o empurra.
Ainda mais, Chiquinha sempre dá um jeito de se divertir às custas de sua burrice, que ele não nega. Embora quando Chaves o desrespeita, sempre dá um soco, mas Quico é vencido por três socos do Chaves.
Um menino de bom coração
Mas apesar de ser mimado, arrogante e invejoso, ainda tem um bom coração e é o melhor amigo de Chaves. Inclusive ele já chorou quando pensou que o Chaves morreu atropelado ou quando o Chaves foi embora da vila por muitos acusarem ele de ser ladrão ou quando ele não conseguiu vender bilhetes de loteria.
Bordões
“Cale-se, cale-se, cale-se, que você me deixa louco!”
“Ghrrrrrrrrr!!” (choro)
“Mamãe!”
“Ah diz que sim vai…(diz o que ele quer), não custa nada, vai, anda, siiiim???”
“Por isso eu digo que sim/não.”
“Você não vai com a minha cara?” (quando o desrespeitam e/ou quando o irritam)
“Que coisa, não?”
“Da parte de quem?”
“Sim, mamãe! Gentalha, gentalha! Prrrr!
“Com licencinha…” (Ele diz isso temendo que o batam, e então, sai de cena. Geralmente ocorre com o Seu Madruga).