A história do Seu Madruga é cercado de mistérios e perguntas que nunca foram respondidas, como por exemplo a do verdadeiro nome do personagem que jamais foi revelado.
Sendo assim vamos contar sua história, onde seu criador Roberto Gómes Bolaños nos revela sua origem.
Antes de contar a história do Madruga, temos aqui também as historias dos outros personagens como: “Chaves” como: Chaves, Chiquinha, Quico, Dona Florinda, Prof. Girafales e outros.
Como surgiu o personagem Seu Madruga
Quando o seriado Chaves começou a ser desenvolvido Roberto Gómes Boleño criou o pai da Chiquinha, que é o personagem Don Ramón .
Personagem no seriado Chaves, Madruga ( dublagem brasileira) é um viúvo, desempregado, ocioso, não gosta de trabalhar e ocupa o apto 72 e vive levando bofetada de dona Florinda.
O nome original do Madruga no seriado é Don Ramón, mesmo nome de seu intérprete, Ramón Valdés. Então, de onde surgiu esse apelido para a dublagem brasileira?
De Don Ramón a Seu Madruga
Portanto segundo Carlos Seidl, seu dublador, explica: “Seu Madruga foi um nome inventado por nós. Eu não saberia dizer quem sugeriu, mas o Marcelo Gastaldi ( dublador do Chaves e Chapolin) tinha decidido inventar um nome melhor que Don Ramón e nos comunicou que seria Seu Madruga.
Pois ele achava que tinha a cara do personagem. Contudo escolheu Seu Madruga por ele ser um cara que não gosta de trabalhar e ter uma cara meio amanhecendo, de quem virou a noite na madrugada”. rsrsr
Seu Madruga e o trabalho
Portanto o desempregado morador da casa número 72 da vila é o pai da Chiquinha. Entretanto ele próprio, diz para a vila que teve uma vida dura como é visto em alguns episódios. Viúvo, teve que aprender a se virar sozinho.
Sendo assim ele não gosta de trabalhar, segundo ele o trabalho é para os mais jovens. E que isto é para os jovens de 15 anos de idade. ( rsrsrsr)
Mas é claro, para se sustentar, é obrigado a arranjar pequenos bicos. Contudo nem sempre pagam o suficiente para completar o dinheiro do aluguel do Sr. Barriga, o que o faz dever 14 meses de aluguel atrasado.
Embora envergonhado e cara-de-pau, ele sempre arranja desculpas para não pagar o aluguel. Mesmo sendo chamado de vagabundo ele já trabalhou de várias coisas.
Os tipos de trabalho do Seu Madruga
Em resumo segundo Seu Madruga em alguns episódios ele diz ter trabalhado como sapateiro, cabeleireiro, toureiro, lutador de boxe, vendedor de coisas usadas (Homem do Saco), leiteiro, empresário de jogadores de ioiô, treinador de futebol americano, fotógrafo e muitos outros. ( rsrsrsr)
Seu Madruga figura paterna do Chaves
Seja como for Seu Madruga é como uma figura paterna para Chaves, que apesar de suas raiva, gosta muito do garoto. Ele próprio diz que só bate em Chaves porque o está educando.
Contudo a maior rival de Madruga é Dona Florinda, a moradora do 14, que o vê como um bêbado vagabundo e não perde a chance de lhe dar um tapa no rosto, muitas das vezes por ter dado um beliscão em seu filho mimado Quico.
Além disso, ele ainda tem que fugir dos ataques amorosos de Dona Clotilde, a bruxa do 71. (rsrsr)
Escolaridade e experiências
Segundo Madruga estudou durante 9 anos. Diz que é “filho da experiência”, e aprendeu na rua o que não aprendeu na escola. Diz ter dificuldade em conseguir uma recomendação de emprego pois, seu último patrão morreu há 20 anos. (rsrsrs)
Curiosidades do Madruga
No episódio Jogando Bola, Madruga diz inicialmente que torce para o Palmeiras, mas muda de resposta até descobrir um time que agrade o Sr. Barriga.
No episódio A Proposta, Madruga diz ter sangue indígena, fazendo referência aos povos astecas (embora ao mesmo tempo demonstre ter pouco conhecimento sobre a história).
Vale a pena ver a profissão do Madruga
- Trabalhos
- Toureador
- Lutador de Boxe
- Sapateiro
- Entregador de lenha
- Vendedor de artigos para festas
- Leiteiro
- Depenador de frangos
- Barbeiro
- Pipoqueiro
- Taxista
- Médico
- Toureiro
- Engenheiro
- Padeiro
- Guarda de Transito
- Garçon
- Homem da Roupa Velha
- Empresário de jogadores de ioiô
- Carpinteiro
- Fotográfo
- Pintor
- Vendedor de churros
- Treinador
- Jogador de beisebol
- Jogador de boliche
- Vendedor de balões
- Cabeleireiro
- Diretor de Teatro (Festival da Boa Vizinhança